Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

2014 em Eventos

2013 foi um ano interessante em termos de eventos vínicos. Havia uns quantos eventos que não se sabia se resistiriam mais um ano. Houve eventos e organizações que cresceram e ainda apareceram um ou dois eventos bem interessantes. O saldo acabou por ser muito positivo. E por estas e por outras, 2014 parece ter um bom potencial em termos de eventos vínicos.

2014 em Eventos - reservarecomendada.blogspot.pt

É já tradição que o primeiro grande evento de vinhos do ano seja a Essência do Vinho no Palácio da Bolsa no Porto que se irá realizar no último fim de semana de Fevereiro. É sempre uma abertura em grande do ano vínico naquele que é um dos dois mais importantes eventos de vinhos em Portugal. Desde o ano passado que este evento tem uma pulga no seu dorso. Trata-se do festival Simplesmente Vinho que se define como: um salão off, simplesmente... Vinhos loucos e divertidos. Mais do que fazer concorrência, a ideia é de aproveitar a presença na cidade do Porto de muitos apreciadores devido à Essência do Vinho e juntar num local alternativo um conjunto de produtores diferentes e menos conhecidos. A primeira edição deste evento realizou-se no ano passado e confesso que fiquei com dúvidas da sua continuidade mas ainda bem que as minhas dúvidas não se confirmaram e que 2014 verá a sua 2ª edição. Se forem à Essência do Vinho não se esqueçam de passar por lá.


O primeiro fim de semana de Abril deverá ser um fim de semana importante para mim. Antes da Páscoa, é nesse fim de semana que começa o Peixe em Lisboa. Desde a primeira edição que vou religiosamente ao Peixe em Lisboa no primeiro Sábado do evento e fico por lá o dia. Nas primeiras edições era o dia de abertura do evento, agora já não é, mas por tradição é o meu dia de Peixe em Lisboa. Organizado pela Essência do Vinho é mais um evento gastronómico que um evento vínico mas também tem sido lá que tenho tido algumas das minhas melhores experiencias vínicas, também porque o patrocinador principal é a José Maria da Fonseca e o Moscatel é um vinho a que estou ligado emocionalmente. A norte, no Porto, nesse mesmo dia, será realizada a primeira edição do Porto Wine Market organizado pela Adegga que nos tem habituado a grandes eventos. É a primeira novidade deste ano da Adegga e provavelmente haverá mais. Desta vez no Porto, não deverá ser diferente, mais do que grande evento, deverá ser um grande encontro de amigos.


A começar o Verão, em Junho e Julho costuma organizar-se dois eventos de relevo em Lisboa. Primeiro ainda em Junho deverá realizar-se o Adegga Summer Wine Market. Vamos lá ver se é este ano que consigo ir à versão de Verão do Adegga Wine Market. Já em Julho é a vez d’Os Goliardos organizarem o seu Vinho ao Vinho. Este festival é sempre uma oportunidade única para provar vinhos de produtores menos conhecidos, tanto portugueses como vindos do resto da Europa, e que são comercializados na garrafeira-bar Os Goliardos.


O mês de Setembro, altura de vindimas, está repleto de eventos vínicos por todo o país. Tenho curiosidade em ver se o Encontro do Vinho e dos Sabores – Bairrada que se estreou no ano passado se voltará a realizar. Pareceu-me uma iniciativa muito interessante de promoção da Bairrada que merece ser continuada. Já em Outubro costuma realizar-se a Vinipax em Beja que pretende ser uma referência para os vinhos do sul de Portugal. Regressada em 2013 depois de um interregno em 2012 seria bom para Beja e para as regiões representadas que a sua organização não voltasse a sofrer percalços. Também em Outubro deverão ser os Vinhos do Alentejo em Lisboa a marcar presença na capital num evento que já se tornou habitual e que deverá ter este ano a sua sexta edição. Ainda no final de Outubro é habitual realizar-se em Ponta Delgada na ilha de São Miguel o Wine in Azores.


Logo nos primeiros dias de Novembro é a vez do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno que na sua segunda edição realizada em 2013 se afirmou como o evento alternativo para os produtores mais pequenos que pretendem mostrar os seus produtos em Lisboa mas não têm a capacidade financeiras para participar nos grandes eventos vínicos como o Encontro do Vinho e dos Sabores que normalmente se realiza no fim-se-semana seguinte. O Encontro do Vinho e dos Sabores é organizado pela Revista de Vinhos e é, a par da Essência do Vinho, um dos dois mais importantes e abrangentes eventos de vinhos realizados em Portugal. No final do mês de Novembro é a vez da Madeira receber um grande evento de vinho por via da Essência do Vinho Madeira.


Em Dezembro, para terminar o ano, há dois eventos dignos de nota. No Porto, a Essência do Gourmet foge daquilo que é um evento vínico sendo mais um evento gastronómico como o Peixe em Lisboa. Não deixa de ter no entanto também uma forte componente vínica. Em Lisboa o ano vínico encerra com chave de ouro com o Adegga Wine Market que se tornou um evento incontornável e onde é sempre um prazer voltar e reencontrar amigos.


Ao longo do ano há muitos mais eventos realizados em todo o país. No blogue tento manter uma lista dos eventos anuais embora nem sempre isso seja fácil pois para alguns eventos a informação é escassa e às vezes só está disponível muito perto da data do evento. Podem também encontrar no blogue o calendário enófilo, no qual colaboro na atualização juntamente com outros bloguers. No calendário enófilo podem encontrar além destes eventos anuais provas e jantares vínicos organizados por garrafeiras e restaurantes. Nestes ou noutros eventos vínicos não faltarão certamente boas ocasiões para provar bons vinhos em 2014.

Artigo originalmente publicado na Tourvinico.



Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin