Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Missão

A missão deste blog é ter um função pedagógica acerca do vinho e da gastronomia sem se tornar no entanto paternalista. Nestes artigos vou descrever as minhas experiências e as minhas preferências com a intenção que esta sejam um guia e um ponto de partida para as próprias experiências do leitor.

A base deste blog é um conjunto de listas que vos poderão servir de referencia para os vossos percursos vínicos e gastronómicos. Mas não esperem critica sistemática e regular sobre vinhos e gastronomia. Eu irei escrever sobre aquilo que me apetecer, quando me apetecer. Fundamentalmente irei escrever sobre aquilo que goste e sobre aquilo que ache que pode ser útil para os outros. Raramente escreverei sobre aquilo que não gosto ou acho banal.

Falarei sobre vinho e da experiência do vinho mas não farei notas de prova. Falarei dos restaurantes, chefes e eventos que mais gosto, tanto podendo falar da tasca como do restaurante com estrelas Michelin. Penso colocar aqui algumas receitas, umas minhas, outras que fazem parte do legado gastronômico português.

Há quem tenha com o vinho e a gastronomia uma relação de colecionador em que se analisa quase matematicamente os vinhos e restaurantes classificando-os com um rigor inflexível. Faz-se a psicanálise do vinho e da comida, traçando rigorosamente o seu perfil. Outros tratam o vinho e a comida de um modo mais emocional, em que o vinho e comida não estão separadas da refeição e das pessoas com quem os provamos. Mais do que uma análise rigorosa procura-se transmitir uma emoção sentida.

Os primeiros são indispensáveis para nos ajudar a fazer uma primeira escolha entre aquilo que devemos experimentar e aquilo que devemos evitar mas eu sinto-me inevitavelmente do lado daqueles procuram a emoção.

Não tenho muito jeito nem apetência para classificar vinhos ou restaurantes embora até gostasse de o fazer melhor. Para mim faz parte da experiência gastronômica a historia que aquele vinho e aquela comida nos pode contar e aquilo que nos faz lembrar. Acredito que quando um vinho ou um prato nos faz relembrar episódios felizes da nossa vida isso vai tornar-lo bem melhor.

Os meus artigos tentarão ser honestos e rigorosos mas não serão isentos. Não porque tenha algum interesse econômico na área dos vinhos e da restauração mas porque para mim é impossível falar sobre estes temas sem emoção e subjetividade.

São estas emoções que vos procuro transmitir neste blog.

Rui Barradas Pereira
WOOK - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Follow my blog with Bloglovin