Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Da Cave da Dona Matilde

Foi no ido ano de 1927 que Manuel Moreira de Barros adquiriu a Quinta do Enxodreiro também conhecida com Quinta de Bagaúste devido à toponímia da sua localização. Era uma das quintas pertencentes à demarcação original do Douro classificada com letra A, a mais alta classificação da Região Demarcada do Douro. A propriedade encontrava-se em ruínas e Manuel Moreira de Barros recuperou-a e deu-lhe o nome de Dona Matilde, a sua esposa. Sete anos antes, Manuel Moreira de Barros tinha entrado como sócio na firma Almeida em Comandita do seu cunhado Manuel de Almeida dando origem à Barros, Almeida & Cª que por sua vez foi a base do Grupo Barros do qual também vieram a fazer parte entre outras empresas como a Kopke.

Da Cave da Dona Matilde - reservarecomendada.blogspot.pt

Eventos de Julho de 2016

Os eventos agendados para Julho de 2016 são os seguintes:

Eventos de Julho de 2016 - reservarecomendada.blogspot.pt

The World's 50 Best Restaurants 2016

A revista Restaurant divulgou esta madrugada a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Pela primeira vez o anúncio não foi feito em Londres mas em Nova York no seguimento de uma estratégia de globalização desta lista. Em 2017 o anúncio será feito em Melbourne. Esta lista anual resulta da votação de mais de 900 especialistas da indústria da restauração mundial. O painel está organizado em 26 regiões com 36 jurados sendo pelo menos 10 de cada painel substituídos em cada ano. Cada jurado atribui 7 votos, sendo pelo menos 3 dos votos atribuídos a restaurantes fora da sua região. Para votar num restaurante é necessário ter comido nele nos 18 meses que precedem a votação e o jurado não poderá ter interesses profissionais nos restaurantes em que vota. A ordenação da lista é obtida pela soma do número de votos obtidos por cada restaurante.

The World's 50 Best Restaurants 2016 - reservarecomendada.blogspot.pt

Páginas mais Populares em Maio de 2016

Os artigos mais populares no mês de Maio de 2016 foram:

Páginas mais Populares em Maio de 2016 - reservarecomendada.blogspot.pt

Semear Sabor, Colher Memórias

Eu confesso que quando chegava a esta apresentação estava com algumas dúvidas... Não por duvidar do trabalho da Fátima, da Justa ou do Mário, mas não estava a perceber a dinâmica deste livro. O nome era inspirador mas também com algo de inédito... acho que nunca tinha visto um título de livro com uma vírgula pelo meio... Quando a Fátima fez deste livro um livro de afetos a fazer ponte entre aquilo que tinha aprendido da mãe e o que queria ensinar à sua neta comecei a perceber...

Semear Sabor, Colher Memórias - reservarecomendada.blogspot.pt

São 4 temas, o Bacalhau, a Cataplana, as Cervejarias e os Pastéis e para cada tema enquanto a Fátima nos trás a história e as estórias dos ingredientes, dos pratos, dos restaurantes, a Justa trouxe as receitas, por um lado as receitas base e históricas que cada vez mais é preciso documentar e transmitir e por outro algumas receitas novas a renovar conceitos clássicos. Tudo isto documentado fotograficamente pelo Mário que diz ter ficado depois deste livro com bons contatos para obter loiça vintage portuguesa como aquela que ilustra as bem cuidadas páginas deste livro.


Fiquei com inveja, em especial da Fátima. Não porque me achasse capaz de fazer sequer parecido mas porque se há coisa que me dá especial prazer é conhecer as estórias dos pratos e dos restaurantes, de como foram criadas coisas que são omnipresentes na nossa vida e sobre as quais raramente nos interrogamos, de descobrir como coisas que julgamos intemporais têm por vezes origens mais próximas do que julgamos, de perceber que o como e o porquê é por vezes tão simples e singelo.


Este é um livro que está a pedir para ser uma coleção pois além destes temas, que nem serão os mais óbvios com exceção do incontornável bacalhau, há dezenas de outros temas que poderiam facilmente fazer parte d'As Origens da Gastronomia Portuguesa. Fico à espera.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Taste Wars - Episódio II - Estado d'Alma

Continuação de Taste Wars - Episódio V - #2 Jour to Cook

Conheci o Tiago numa prova de vinhos velhos organizada pelo João Chambel no Vestigius. Os vinhos dessa prova eram provenientes da sua garrafeira, Estado D'Alma. Não demorou muito até passar pela garrafeira e a partir daí tornou-se uma referencia. O stock de vinho velhos, ou antes, vinhos fora dos circuitos normais de comercialização que é possível encontrar por lá é verdadeiramente extraordinário. O Tiago compra estes vinhos por atacado provenientes de restaurantes fechados, de adegas particulares ou mesmo de stocks "esquecidos" de distribuidores e até produtores e isso permite-lhe ter preços muito baixos para vinhos muitos antigos que já não é possível obter noutros locais.

Taste Wars - Episódio II - Estado d'Alma - reservarecomendada.blogspot.pt

Quinta do Cardo Síria 2015 et al.

Este vinho é um velho conhecido. Foi-me apresentado pelo Jorge numa declinação de outros tempos já com algum tempo de garrafa num Winenique à 3 anos. Era o Quinta do Cardo Síria 2006 que impressionava pela vivacidade que ainda tinha passados 7 anos da colheita. Após esta apresentação ainda consegui encontrar umas garrafas deste vinho perdidas por algumas prateleiras e que fui repescando. Entretanto esse pequeno espólio esgotou-se e foi com entusiasmo que recebi uma garrafa do Quinta do Cardo Síria 2014 enviada juntamente com outras garrafas pela Companhia das Quintas. Veio com uma bem conseguida renovada imagem e não me desiludiu. Foi a minha primeira escolha para o prato de peixe do Bloggers Challenge mas estaria esgotado tive que encontrar uma alternativa. Acabei por não escrever sobre ele nem sobre os outros vinhos da Companhia das Quintas que recebi. Quando vi a declinação de 2015 deste vinho disponível na prateleira do supermercado não hesitei e comprei algumas garrafas para me fazerem companhia neste Verão que tarda em chegar.

Quinta do Cardo Síria 2015 et al. - reservarecomendada.blogspot.pt
Follow my blog with Bloglovin