Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Quinta do Cardo Síria 2015 et al.

Este vinho é um velho conhecido. Foi-me apresentado pelo Jorge numa declinação de outros tempos já com algum tempo de garrafa num Winenique à 3 anos. Era o Quinta do Cardo Síria 2006 que impressionava pela vivacidade que ainda tinha passados 7 anos da colheita. Após esta apresentação ainda consegui encontrar umas garrafas deste vinho perdidas por algumas prateleiras e que fui repescando. Entretanto esse pequeno espólio esgotou-se e foi com entusiasmo que recebi uma garrafa do Quinta do Cardo Síria 2014 enviada juntamente com outras garrafas pela Companhia das Quintas. Veio com uma bem conseguida renovada imagem e não me desiludiu. Foi a minha primeira escolha para o prato de peixe do Bloggers Challenge mas estaria esgotado tive que encontrar uma alternativa. Acabei por não escrever sobre ele nem sobre os outros vinhos da Companhia das Quintas que recebi. Quando vi a declinação de 2015 deste vinho disponível na prateleira do supermercado não hesitei e comprei algumas garrafas para me fazerem companhia neste Verão que tarda em chegar.

Quinta do Cardo Síria 2015 et al. - reservarecomendada.blogspot.pt

A Companhia das Quintas possui quintas em 4 regiões e uma destas regiões é a Beira Interior onde fica situada a Quinta do Cardo. Este Quinta do Cardo Síria 2015 apresentou-se amarelo muito claro ligeiramente esverdeado com aromas cítricos e ligeiras flores brancas. Na boca mostrava uma acidez exuberante com um ligeiro vegetal, denotando um perfil mineral e pleno de frescura. Um vinho com uma muito boa relação qualidade preço. O 2014 mostrou-se amarelo palha claro com aromas a melão e algumas flores brancas. Boa acidez com a frescura a dominar a boca embora já se notasse a estrutura que a casta dá aos vinhos com o passar do tempo.


Para perceberem o potencial de envelhecimento que estes vinhos podem ter deixo-vos a prova do Quinta do Cardo Síria 2006 feita há 3 anos. Mostrou-se amarelo carregado com aromas a melão maduro com um toque salgado e iodado. Boa acidez a surpreender pela idade bem acompanhada por alguma untuosidade a dar-lhe estrutura. Deixa um agradável sabor sal e iodo na boca. Um grande vinho.


Além dos tintos, acerca dos quais não irei falar aqui, a Quinta do Cardo tem ainda no seu portfolio um espumante rosé feito com Touriga Nacional, o Quinta do Cardo Touriga Nacional Espumante Rosé Bruto 2010 apresentou-se salmão claro e com bolha fina enquanto no nariz mostrava pão, tosta, um ligeiro floral e lichias. Boa acidez embora se mostre um pouco ligeiro na boca. Bem conseguido e a cumprir sem ser no entanto surpreendente.


No Alentejo a Companhia das Quintas possui a Herdade da Farizoa onde é produzido o Gaião uma gama de entrada que também já beneficiou da muito bem conseguida mudança de imagem que Companhia das Quintas tem vindo a fazer em algumas da suas referencias. Usando a estética da ilustração cientifica tanto este como o renovado rótulo da Quinta do Cardo estão muito bem conseguidos. Este Gaião Tinto 2014 revelou-se granada com laivos violeta translúcido com aromas químicos, balsâmico, alguma fruta vermelha e alcaçuz. Na boca mostrou boa acidez, taninos ligeiros com alguma elegância a dar-lhe frescura sem deixar de ser aveludado. Um vinho simples mas bem agradável que pela sua frescura poderá funcionar bem durante o Verão.


Se o Herdade da Farizoa 2013 apresentou uma cor granada com laivos violeta quase opaco com um ligeiro fumo, ginja, frutos vermelhos, algum químico e balsâmico no nariz tornando-se um pouco confuso aromaticamente. Acidez ligeira mostrando-se com algum licorado e ligeira doçura tornando-o muito redondo na boca. Alguns pontos interessantes mas pouco entusiasmante.


Já o Herdade da Farizoa Reserva 2012 revelou-se violeta com laivos granada com um nariz floral com algum químico, balsâmico e mentolado. Boa acidez, aveludado na boca sem perder frescura embora não seja muito longo na boca. Acabou por surpreender pela frescura.


Finalmente do Douro chega o Quinta da Fronteira Reserva 2012 que se mostrou violeta com laivos granada com um nariz muito elegante com algum químico e balsâmico e um ligeiro floral. Na boca mostra boa acidez e algum vegetal com alguma rebeldia mas também com alguma fruta na boca a arredonda-lo. Bem feito e com capacidade para agradar a uma gama larga de público.

Alguns dos vinhos provados foram gentilmente oferecido pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin