Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Taste Wars - Episódio IV - Tabik

Continuação de Taste Wars - Episódio I - As Carrafouchas

Assim no aniversário da Ana, cumprindo a nossa tradição, lá fomos nós experimentar a cozinha do Manel ao Tabik. Antes de mais o espaço está muito bem conseguido, com um certo despojamento, com a textura do pinho usado na paredes e nas mesas a ser deixada nua dando-lhe um ar moderno com um toque de rusticidade. Estruturas de madeira como as que poderiam ter sido usadas para a estrutura das paredes de um edificio feito usando a técnica de tabique do período pombalino marcam os espaços da sala. A técnica de tabique designa genericamente a utilização de estruturas de madeira nas paredes dos edifícios com funções estruturais ao nível do edifício. No seguimento do terramoto de 1755 esta técnica foi aperfeiçoada usando técnicas usadas na construção naval dando origem à gaiola pombalina que foi usada aqui como imagem identitária do Tabik.

Taste Wars - Episódio IV - Tabik - reservarecomendada.blogspot.pt

Comemos um menu de degustação com 7 momentos. A saber:
  • Aipo e Sarapatel
  • Puré de Beringela com Gema de Ovo Braseada e Salada de Ervas
  • Gamba do Algarve com Duas Texturas de Tomate
  • Bacalhau lascado com caldo de cogumelos
  • Rabo de boi com Puré de Cheróvias e Chalotas Caramelizadas
  • Leite Creme de Alecrim com Crumble de Avelã
  • Bolo de Chocolate com Gelado de Poejo


Nestes 7 momentos foi especialmente claro o respeito pelo produto com os pontos de cozedura das proteínas as serem escrupulosamente respeitados e sempre numa tentativa de não deixar que o acompanhamento se sobreponha à proteína principal de cada prato. O minimalismo da decoração segue no prato, sendo o numero de componentes em cada prato reduzido ao indispensável. Destaque para o Bacalhau Lascado com Caldo de Cogumelos com o bacalhau num ponto irrepreensível perfumado de modo subtil pelo caldo de cogumelos e para o Rabo de Boi com Puré de Cheróvias e Chalotas Caramelizadas que vai buscar o ingrediente principal às origens ribatejanas do chef não sendo no entanto as referencias aos modos tradicionais de utilização deste ingrediente completamente óbvias. É uma cozinha que não é especialmente fácil para portugueses pois se parte de ingredientes muito portugueses desvia-se depois dos terrenos mais óbvios e conhecidos dos portugueses. É também por isso uma proposta refrescante e desafiante caso consigamos por de parte alguns preconceitos que possamos ter. Deixo-vos ficar com os instantâneos desta viagem.











Continua em Taste Wars - Episódio V - #2 Jour to Cook

O Sexo Começa na Cozinha de Kevin Leman - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin