Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Taste Wars - Episódio I - As Carrafouchas

Há cerca de ano e meio juntámos uns amigos na Quinta das Carrafouchas para uma desbunda vínica e petisqueira. Grelhou-se carne, eu levei espargos e tubaras para fazer com ovos, havia carne e vinhos do Joaquim Arnaud, levando cada pelo menos um vinho a que se juntaram os vinhos do António Maria.

Taste Wars - Episódio I - As Carrafouchas - reservarecomendada.blogspot.pt

Tenho um carinho especial pelos vinhos das Carrafouchas, que são vinhos despretensiosos mas cheios de carácter e apresentando uma relação qualidade preço muito boa. Bem, afirmar que têm carácter é um eufemismo, e o mais correto seria dizer são vinhos enxertados em corno de cabra, aliás como o seu produtor, o António Maria. Se os brancos são Arintos e por isso mais previsíveis, os tintos feitos com Tinta Roriz e Touriga Nacional portam-se como animais selvagens sempre imprevisíveis revelando-se diferentes a cada colheita, com evoluções quase imprevisíveis em garrafa e mesmo no copo ao longo da prova fazendo-nos por vezes pensar se ainda estamos a beber o mesmo vinho. Qualquer nota de prova a estes vinhos será sempre como uma Polaroid que captura um momento único e irrepetivel.


Estas provas foram sendo feitas ao longo dos últimos anos e marcam momentos únicos mas que ainda assim são indicadores aquilo que estes vinhos têm para oferecer apesar de nem serem os vinhos mais recentes das Carrafouchas. Lá pelo final de 2013 o Quinta das Carrafouchas Tinto 2008 mostrava-se granada translúcido com muita fruta e algum balsâmico no nariz. Acidez ligeira mas a deixar uma interessante secura na boca acompanhada por algum licorado e alcaçuz. Passado um ano, o Quinta das Carrafouchas Tinto 2009 apresentava-se granada opaco, com ligeiras violetas, alguma tinta da china e químico a dar-lhe um carácter mineral. Boa acidez, com alguns taninos e vegetal mas ainda assim sedoso e muito guloso na boca.


A Quinta das Carrafouchas será ainda o produtor de vinho mais próximo de Lisboa, com excepção para as vinhas da Faculdade de Agronomia e do projeto algo bizarro que levou recentemente à plantação uma vinha à beira da 2a Circular. O António Maria tem vindo a preparar uma estrutura virada para a vinha que lhe permite a organização de eventos e foi por aí estivemos nessa noite. Durante a vindimas e não só, o António Maria tem vindo a usar esta estrutura para a realização de eventos que permitem conhecer estes vinhos e o seu berço aqui bem perto de Lisboa.


Nessa noite uma das pessoas que se juntou a nós foi o Manel Lino. O nome dele não me era estranho pois tinha trabalhado com o Alexandre Silva e estava naquele momento a trabalhar num popup de praia na Comporta. Andávamos com curiosidade de conhecer a cozinha dele e da sua equipa e Ana tinha mesmo tentado lá ir nos seus anos mas o restaurante ainda não estava aberto. Acabamos por não chegar a lá ir mas entretanto ficamos a saber que o Manel iria ficar à frente do restaurante do Hotel Bessa que viria a abrir na Avenida da Liberdade no início de 2015.

Continua em Taste Wars - Episódio IV - Tabik

Sushi em Casa - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin