Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

A Diversidade de Lisboa

Depois da publicação aqui do primeiro guia que compilei para a Stay.com deixo-vos aqui o segundo guia que junta alguns locais muito diversos e onde pretendi dar a mostrar alguma da diversidade cultural e gastronómica existente na cidade de Lisboa. Este guia ficou com o nome de Diverse Food Favorites in Lisbon e esta é a sua versão em português.

A Diversidade de Lisboa - reservarecomendada.blogspot.pt

Lisboa foi sempre um caldeirão de culturas e a restauração lisboeta é um reflexo disso. Em Lisboa pode-se encontrar desde comida contemporânea à comida tradicional feita por pessoas de diferentes origens e de diferentes extratos sociais. Este guia pretende dar-vos uma amostra da diversidade de propostas gastronómicas e influencias que se podem encontrar em Lisboa.


Bistrô 100 Maneiras
O Ljubomir Stanisic é um chef nascido na Sérvia que veio para Portugal no calor da guerra da Jugoslávia. Ele aprendeu com alguns dos melhores chefs de Portugal. No Bistrô 100 Maneiras ele cozinha como um estrela de rock toca a guitarra, alto e cheio de alma. Ele capturou a alma portuguesa como poucos chefs extrangeiros conseguiram.


Tabik
O movimento da nova cozinha portuguesa tem vindo a crescer nos últimos anos e numerosos jovens e prometedores chefs têm saído das escolas de hotelaria. Manel Lino é um destes chefs e o Tabik é o restaurante que está a liderar desde o inicio de 2015. Espere grande respeito por produtos de grande qualidade e uma forte técnica salpicada com referencias subtis à tradição portuguesa.


Taberna da Rua das Flores
Na antigas tabernas portuguesas os clientes bebiam o vinho da casa a copo muitas vezes acompanhado por pequenos petiscos que eram partilhados. A Taberna da Rua da Flores faz parte de um movimento que pegou nesta dinâmica e a reinventou. O André Magalhães tem um conhecimento quase enciclopédico acerca dos produtos e pratos tradicionais portugueses e combina-o com algumas influencias do extremo oriente. O menu muda diariamente dependendo do que está disponível na época e está escrito a giz numa ardósia. Os pratos estão pensados para serem partilhados e o conselho é que se conte com 3 pratos por cada 2 pessoas. O espaço é muito pequeno e não são aceites reservas. Nos períodos de maior movimento é certo que terá de esperar por uma mesa.


Ramiro
O Ramiro é um dos mais altos representantes das marisqueiras lisboetas. O marisco aqui é de uma qualidade irrepreensível, a imperial está sempre viva e gelada e à um Prego no Pão verdadeiramente obsceno que é carinhosamente chamado de a Sobremesa e que terminará em beleza qualquer mariscada. Sempre foi um restaurante afamado e muito movimentado mas a aparição no No Reservations do Anthony Bourdain tornou-o um destino incontornável para os turistas que se misturam com o locais e fazem fila à porta à espera por uma mesa no períodos de maior movimentos. Mas não há que temer que se tenha tornado uma tourist trap, continua autentico como sempre foi.


Ibo Marisqueira
O Ibo Marisqueira é uma recém aberta marisqueira que por isso é um pouco mais calma que outras marisqueiras mais populares. É uma extensão do restaurante de comida moçambicana Ibo. Aqui a herança moçambicana não se nota tanto como na casa mãe mas ainda assim é possível beber uma Laurentina, a cerveja moçambicana. A lista de vinhos é pequena mas mostra uma escolha muito cuidada com alguns vinhos muito bons mas menos conhecidos. Peçam uma Mariscada que proporcionará uma selecção de pratos de marisco quentes e frios. No menu diz que é para 2 mas mesmo para grupos de 4 ou 6 será um bom começo. Depois pode-se pedir doses separadas dos favoritos ou daqueles que não se provou. Pode-se mesmo terminar com o Prego no Pão que se tornou uma assinatura das marisqueiras lisboetas.


Dom Feijão
O Dom Feijão está localizado numa area residencial de Lisboa afastada dos percursos turísticos. É quase exclusivamente frequentada por locais muitos deles habitantes nos quarteirões circundantes ao restaurante. Aos fins de semana é habitual ver famílias inteiras do avô ao neto a comemorar uma ocasião especial ou simplesmente a desfrutar o seu encontro semanal à volta da mesa. Aqui é possível ter uma autentica experiência de restaurante tradicional português como qualquer família Lisboeta poderia ter. Pode-se encontrar ali comida tradicional portuguesa, um serviço também tradicional mas acima da média e uma boa carta de vinhos. Com a sala cheia como está habitualmente pode tornar-se um pouco barulhento mas é mesmo assim que nós somos...


Delícias de Goa
Goa é uma antiga colónia portuguesa no continente indiano que sob domínio português durante 450 até 1961. A comida goesa é uma mistura muito curiosa entre as culturas portuguesa e a indiana. Os pratos portugueses foram levados para lá e adaptados aos ingredientes disponíveis incorporando alguma da tradição Indiana. O resultado é algo de diferente e distinto. No Delicias de Goa verá o dono nascido em Goa, o Sr. José de Paula Rodrigues, na sala enquanto o seu filho Miguel está à frente da cozinha usando como livro de receitas um velho caderno escrito à mão com as receitas da sua mãe. Não terá um serviço muito formal nem um empratamento de autor mas terá comida verdadeira cheia de sabor como a mãe do Miguel faria todos os dias para a família.


Mercado da Ribeira
O Mercado da Ribeira é um dos mercados históricos de Lisboa e parte dele foi transformado numa zona de restauração seguindo uma tendência que sido popular em muitas cidades europeias. Ali podem ser encontradas 24 bancas ao redor do espaço com algumas bancas mais pequenas na zona central e 3 espaços com esplanada virado para o exterior do mercado. Tem um pouco de tudo em bancas de chefs portugueses de renome e de restaurantes ou lojas lisboetas populares. Faz-se o pedido nas bancas, dão-vos um beeper que vos avisará quando o pedido estiver pronto e for possível levantar o tabuleiro para se sentar nas mesas partilhadas na zona central do espaço. Tem sido um grande sucesso tanto entre os locais como entre os turistas. Eu começo acha-lo um pouco cheio demais mas não haverá melhor sitio para provar um leque largo de chefs e restaurantes num único sítio.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin