Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Arraiolos palco da 16ª Mostra Gastronómica

Nota de imprensa


Arraiolos palco da 16ª Mostra Gastronómica

A vila de Arraiolos acolhe mais uma Mostra Gastronómica – a 16ª edição, que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada de Arraiolos, de 30 de Outubro a 8 de Novembro, no pavilhão Multiusos local.

Divulgação: Arraiolos palco da 16ª Mostra Gastronómica - reservarecomendada.blogspot.pt

No ano passado abriram-se portas a cerca de 15 000 visitantes e este ano preparam-se os detalhes com a expectativa redobrada, convidando todos a conhecer não só o património, como a gastronomia.

Este ano a empada vai ser a rainha das festividades, a par com os melhores pratos das mesas arraiolenses e, claro, com o ícone de artesanato local que pode ser admirado e adquirido: o Tapete de Arraiolos, além de todo um programa recheado de momentos de convívio, animação e cultura.

São 10 dias de onde todo o concelho de Arraiolos se mostra e convida, contando com a participação da restauração local, comércio de tapetes e tapeteiras, empresas vínicas e exposições do legado de gerações.

A autarquia espera este ano atingir os 20 mil visitantes, numa iniciativa que é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos com vista à divulgação e promoção das potencialidades do concelho.


Também há bom vinho na 16ª Mostra Gastronómica de Arraiolos

Os visitantes podem esperar muito e bom vinho na 16ª Mostra Gastronómica que acontece de 30 de Outubro a 8 de Novembro, no pavilhão multiusos de Arraiolos. São esperadas cerca de 20 mil pessoas neste evento, que podem encontrar o que há de melhor neste concelho no Alentejo, a empada, a tapeçaria e, claro, o vinho.


Em Arraiolos, produz-se vinho de boa qualidade, dada a exposição solar aos prados mediterrânicos e vermelhos e ao empenho e dedicação dos produtores e enólogos locais, que trabalham diária e afincadamente para dar a garantia de qualidade a estes vinhos, tanto em castas brancas ou tintas. Neste evento, os visitantes poderão ter a oportunidade de o comprovar, podendo degustar este néctar dos deuses produzido em Arraiolos.

Arraiolos tem uma área de vinhas de cerca de 500 hectares, num concelho com uma área de 683,75 km².

São sete as adegas mais notáveis residentes neste concelho: a Adega das Mouras, considerada uma das maiores áreas contínuas de vinhas da Europa, com uma área de vinha de 226 hectares; o Monte da Ravasqueira, que só este ano já somou 12 medalhas em concursos internacionais pela qualidade dos seus vinhos: o Monte da Comenda, uma exploração agrícola familiar; a Herdade dos Coelheiros onde os visitantes podem desfrutar de uns dias com coutadas de caça, olival, montada e nogueira; a Herdade da Calada com 100 hectares dos cerca de 30 de área de vinha; o Monte do Pintor também com uma área de aproximadamente 30 hectares de vinha; e o Solar dos Lobos, uma exploração agrícola familiar com 50 hectares.

Na 16ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, estão também inseridos a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada de Arraiolos.


Nasce a Empada de Arraiolos®...

A Empada de Arraiolos passará a ser um produto de marca registada oriundo do concelho de Arraiolos.


Logo que ocorra a aprovação definitiva do Regulamento, os estabelecimentos com sede física neste concelho no Alentejo, poderão fazer a Empada de Arraiolos®, tornando-a ainda mais única, já que quem queira provar esta iguaria, o mais provável é que tenha que ir a Arraiolos.

A empada é um dos expoentes máximos da gastronomia deste município, sendo que o concelho já costuma desenvolver várias iniciativas no sentido da afirmação da empada a nível cultural e empresarial, como é o caso do Festival da Empada de Arraiolos, que já conta com a 8ª edição, a decorrer no final de Outubro.

Com o registo da Empada de Arraiolos®, o município, aproveitando-se das potencialidades do concelho, aumenta a projecção do mesmo a nível nacional e internacional, esperando atrair mais investimento empresarial e reforçar o turismo.


Quatro Toneladas de Empadas de Arraiolos na 16ª Mostra Gastronómica

A Empada de Arraiolos estás em vias de ser um produto de marca registada oriundo do concelho de Arraiolos, esperando o município a degustação de cerca de quatro toneladas de empadas durante a 16ª Mostra Gastronómica, que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada de Arraiolos, entre os dias 30 de Outubro e 8 de Novembro, no Pavilhão Multiusos local.


Para a edição deste ano são esperados 20 mil visitantes e a venda de mais de quatro toneladas de empadas, produto eleito desta semana gastronómica, que não só marca o festival pelo seu sabor único, como também pelos números da quantidade de ingredientes que são precisos para a sua produção para este evento.

Ora veja: para a produção das mais de 40 mil empadas que se esperam que venham a ser consumidas, são precisos cerca de 3.000 kg de galinha, 5.400 cebolas médias e ainda 2.500 chouriços de carne só para o recheio. Para a massa estima-se que se usem 2.700 kg de farinha de trigo e mais de 5.000 ovos. Isto fora todos os outros temperos que dão o sabor único à empada de Arraiolos, como é o caso da manjerona.

Para mostrar aos 20 mil visitantes esperados o que a gastronomia em Arraiolos tem de melhor, a organização do evento tem em mãos a produção de 4 mil empadas por dia.

Mas não só de empada vive este festival. Durante os 10 dias do evento, a Câmara Municipal quer dar a conhecer a restauração local, comércio de tapetes e tapeteiras, empresas vínicas e exposições do legado de gerações.

Logo que ocorra a aprovação definitiva do Regulamento, os estabelecimentos com sede física neste concelho no Alentejo, poderão fazer a Empada de Arraiolos®, tornando-a ainda mais única, já que quem queira provar esta iguaria, o mais provável é que tenha que ir a Arraiolos.

A empada é um dos expoentes máximos da gastronomia deste município e com o registo da Empada de Arraiolos®, a autarquia, aproveitando-se das potencialidades do concelho, aumenta a projecção do mesmo a nível nacional e internacional, esperando atrair mais investimento empresarial e reforçar o turismo.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin