Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Bloggers Challenge

Da iniciativa do Carlos Janeiro surgiu o Bloggers Challenge com o objectivo de dar um contributo da comunidade de bloggers que falam de vinhos e gastronomia para promoção do serviço de vinho na restauração. Assim junta-se 2 bloggers que escolhem vinhos para um menu com entrada, prato de peixe e prato de carne. A cada prato os vinhos escolhidos pelos bloggers em contenda são avaliados pelos participantes na refeição sob dois aspectos, qual o vinho que melhor harmoniza com o prato e qual o melhor vinho a solo. O blogger cuja harmonização com cada prato tiver mais votos ganha 1 ponto, ganhado no final o blogger com mais pontos. Mas ganhar ou perder nem é o mais importante, o mais importante é falar sobre o vinho e sobre a comida e partilhar ideias sobre o vinho e a comida. Fora competição haverá ainda umas entradinhas e uma sobremesa que terão cada uma seu vinho mas aqui escolhidos pelo Carlos.

Bloggers Challenge - reservarecomendada.blogspot.pt



A primeira edição realizou-se no restaurante A Tendinha a 5 Maio tendo a participação do João Pedro Carvalho e do Diogo Rodrigues. O Carlos escolheu o vinho para acompanhar as entradinhas. Esta seria uma harmonização quase impossível pois tentar harmonizar Sapateira Recheada, Salada de Polvo, Presunto e Camarões ao Alho com um único vinho não seria fácil. Mas aqui a versatilidade dos brancos veio a terreiro e o BSE 2014 portou-se dignamente na situação. Este BSE 2014, que fica marcado também por uma nova imagem, foi na minha opinião uma colheita particularmente feliz deste clássico a fazer jus ao seu nome (Branco Seco Especial) e dá-nos muito por pouco dinheiro. Um rosé ou um espumante também poderiam ter feito boa figura aqui.




Passado o aquecimento entrou-se na fase competitiva com a Maçã Reineta Assada com Chévre e Mel de Rosmaninho. Esta era uma entrada muito tramada para harmonizar com a combinação entre a acidez da maça e a doçura do mel ainda com a gordura láctea do chévre a juntar-se ao barulho. O João escolheu o Quinta do Poço do Lobo Espumante Arinto-Chardonnay 2013 enquanto o Diogo escolheu o Nocturno Branco 2013. O Nocturno que até me pareceu ter algum potencial gastronómico para pratos com tempero mais intenso aqui soçobrava perante aquele dualidade entre a acidez e a doçura que acabava por lhe tirar vivacidade deixando-o um pouco mole. A acidez do espumante bruto natural resistia melhor ao embate e sem ser uma harmonização perfeita acabou por ser a melhor fazendo jus à versatilidade que os espumantes normalmente apresentam.




O prato de peixe foi o Arroz de Tamboril com Camarão. Eu tinha provado este prato uns meses antes n'A Tendinha e nessa ocasião o prato estava um pouco mais picante, tendo eu até achado na altura que talvez estivesse um pouco mais picante do que preferiria. A versão servida no Bloggers Challenge estará mais próximo daquilo que é habitual no serviço d'A Tendinha, tendo menos picante que a que tinha provado anteriormente. Isto acabou por ter impacto na harmonização. O João escolheu Monte das Servas Escolha Branco 2014 e o Diogo o Vale de Lobos Branco 2014. O Monte das Servas tinha alguma untuosidade que dava uma certa sensação de doçura e teria beneficiado se o prato fosse mais picante. Assim a maior secura e mineralidade do Vale de Lobos ajustava-se melhor ao tempero e permitiu ao Diogo colocar-se de novo em jogo para o embate final.




Terminámos com o Lombo de Porco Preto com Puré de Maçã e Castanhas um prato que também não era o mais fácil harmonizar devido à combinação da doçura do puré de maça com a carne de porco e as castanhas. Desta vez o João escolheu o Herdade do Rocim Tinto 2013 enquanto o Diogo escolheu o Quinta dos Lobatos Tinto 2012. Embora não tenha sido esse o resultado da votação para o melhor vinho a solo eu até achei que o Herdade do Rocim era mais vinho quando bebido a solo mas com o prato não havia dúvidas que a frescura e leveza do Quinta dos Lobatos lidava melhor com alguma doçura que o prato apresentava. E assim consumou-se a reviravolta no marcador e o Diogo saiu vencedor desta disputa ganhando um fim de semana para duas pessoas no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia oferecido pela revista Paixão Pelo Vinho que decidiu associar-se à iniciativa do Carlos.




Já depois do apito final e enquanto se contavam os últimos votos e ainda houve tempo para a Tarde de Chocolate com Gelado de Baunilha que se fez acompanhar pelo Quinta do Javali LBV 2014, escolhido de novo pelo Carlos, que se mostrou algum envergonhado de inicio mas com o passar do tempo no copo lá se deu a conhecer.



Daqui a uma semana, dia 18 de Setembro, realiza-se a segunda edição do Bloggers Challenge onde será vez de eu e o Jorge Nunes fazermos as nossas escolhas. Será de novo n'A Tendinha, pois a ideia do Carlos é fazer 2 edições em cada restaurante e a terceira já deverá realizar-se noutro local. A ementa será diferente, a saber Entradinhas Diversas para o aquecimento antes do apito inicial, Crepe de Marisco como entrada, Arroz de Sapateira Real com Camarão como prato de peixe (bem, será mais prato de marisco...), Cabrito Saloio à Tendinha como prato de carne e Tarte Queijada de Sintra como sobremesa já a acompanhar o rescaldo da contenda. O modelo será semelhante ao seguindo na primeiro edição com o Carlos a escolher os vinhos para as entradinhas e a sobremesa e eu e o Jorge a escolhermos cada um o seu vinho para cada um dos restantes pratos. Haverá uma inovação com os vinhos a serem servidos em prova cega ao contrário do que aconteceu na primeira edição.


Os vinhos estão escolhidos e as cartas estão lançadas mas prognósticos só fim do jogo. O Carlos, eu e o Jorge teríamos todo o gosto em ver-vos por lá e esperamos que gostem dos vinhos que escolhemos para vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin