Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

O Verão da João Portugal Ramos

O Verão pede vinhos frescos e normalmente a frescura faz-se de brancos mas um tinto bem escolhido e à temperatura certa também pode fazer boa companhia. Hoje deixo aqui alguns vinhos da João Portugal Ramos, predominantemente brancos embora também conste um tinto, que não vos deverão deixar ficar mal neste Verão. Diga-se que da grande novidade da João Portugal Ramos para este Verão, a gama Pouca Roupa, até já falei aqui mas estas referencias de que vos falar hoje são aquelas já estão estabelecidas no mercado há mais tempo e por isso mais fáceis de encontrar.

O Verão da João Portugal Ramos - reservarecomendada.blogspot.pt

O Marquês de Borba é uma daquelas marcas que já se tornou clássica e que é sempre bastante honesta dando-nos de volta todos os cêntimos que damos por ele, sendo fácil encontra-lo em qualquer local quer no retalho quer na restauração. O Marquês de Borba Branco 2014 revela-se amarelo claro ligeiramente esverdeado com ligeiras flores brancas e aromas cítricos. Na boca revela uma acidez ligeira e algum vegetal a dar-lhe corpo e frescura. Mostra também uma muito ligeira untuosidade a complementar um conjunto harmonioso. Um vinho muito bem conseguido e que será uma agradável companhia neste Verão. Com um lote com as mesmas castas que teve na anterior colheita, Arinto, Antão Vaz, Viognier, achei-o mais ao meu gosto do no ano passado.


Já na sua declinação tinta as castas são Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, e o Marquês de Borba Tinto 2013 mostra-se violeta com laivos granada mostrando no nariz duas das suas castas, alguns aromas químicos com ligeiro balsâmico característicos do Alicante Bouschet e um ligeiro floral com predominância para as violetas a marcar a presença da Touriga Nacional. Boa acidez a dar-lhe comprimento de boca, taninos ligeiros complementados por algum vegetal que lhe dá frescura. Não é um tinto muito encorpado mas que por isso mesmo se torna fresco ligando bem com Verão e com informalidade.


Tendo tido a sua estreia no ano passado o João Portugal Ramos Loureiro 2014 confirma-se com uma aposta segura para o Verão. Mostra-se dourado claro com aromas florais ligeiros, alguma tília e ligeiras flores brancas. Boa acidez bem complementada por algum vegetal que na altura em que o provei ainda dominava um pouco a prova. Mostrava muita juventude quando o provei mas também mostrava muita frescura que faz dele um vinho de Verão por excelência.


Do Douro, como nome deixa antever, vem o Tons de Duorum Branco 2014 que mantém as mesmas castas no lote, Viosinho, Rabigato, Verdelho, Arinto e Moscatel Galego Branco, mostrando-se amarelo claro ligeiramente esverdeado com aromas a relva cortada, caruma de pinheiro, flores brancas e algum cítrico. Boa acidez também com o vegetal bem presente revelando-se bastante fresco e com bastante potencial embora ainda algo duro na boca. Não consigo compara-lo com o do ano passado pois quando o provei há cerca de 2 meses ainda precisava de alguma garrafa para se libertar daquela dureza, o que entretanto já deve ter acontecido, mas pareceu-me que até poderá vir a superar o seu irmão mais velho.


A nota dominante destes vinhos é a imbatível relação qualidade preço a mostrar que lá por que é Verão e tudo é mais ligeiro e informal não vale pena abdicarmos de bons vinhos mesmo que não se queira gastar muito. Antes de vos deixar por hoje fica aqui o tempero para a vossa salada de verão, o Oliveira Ramos Premium, um Azeite Virgem Extra produzido pela João Portugal Ramos com azeitonas das variedades Cobrançosa e Picual. É um azeite frutado verde com aromas a relva e ligeira maça verde, mostrando alguma doçura no inicio da prova que passado alguns momentos se deixa dominar por um picante intenso.

Os vinhos e azeite provados foram gentilmente oferecido pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin