Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Mouchão 2010: um clássico entre clássicos

Nota de imprensa


Mouchão 2010: um clássico entre clássicos

A Herdade do Mouchão, centenária adega alentejana, apresenta a nova colheita do seu vinho Mouchão, um vinho de culto para apreciadores exigentes. Mouchão 2010 herda o nome do terroir onde é produzido, preservando, colheita após colheita, a elevada qualidade e o perfil clássico do produtor.

Divulgação: Mouchão 2010: um clássico entre clássicos - reservarecomendada.blogspot.pt

Na base deste vinho (mais de 70%) está a casta nobre da casa, Alicante Bouschet, variedade de eleição para a produção de grandes vinhos e que deve a sua introdução em Portugal à família Reynolds, responsável pelo projeto da Herdade do Mouchão desde meados do séc. XIX. Uma casta que se caracteriza pela sua irreverência e atributos raros, já que não se adapta com facilidade a qualquer terroir, mas que encontrou o seu lugar cativo no Alentejo e, muito em particular, na Herdade do Mouchão.

A sua forte personalidade evidencia-se desde logo na cor intensa, típica da casta, sugerindo um vinho poderoso e com carácter, perfil conhecido dos vinhos deste produtor. O uso privilegiado desta casta deve-se aos resultados excecionais alcançados, colheita após colheita, na Herdade do Mouchão, com uma surpreendente consistência na qualidade que se mantém até hoje.

É, contudo, na boca que estes vinhos mais impressionam, expressando todo o potencial ao primeiro contacto. Mouchão 2010 é assim mesmo, um clássico que revela uma grande estrutura, onde as notas aromáticas complementam um conjunto de taninos sólidos e frescos, que asseguram longevidade, diferenciação e personalidade. A sua frescura e robustez, perfeitamente harmonizadas, surpreendem e prolongam-se num final tenso e encorpado, típicos de um Mouchão.

Não menos importante, o perfil consistente deste vinho deve-se também à utilização continuada das ancestrais técnicas de vinificação tais como a vindima manual, a pisa a pés em lagares tradicionais e prensa manual. Chega agora ao mercado mais uma colheita que se encontra em excelente estado de ser saboreada e que poderá revelar-se uma jóia ainda mais preciosa caso seja guardada para ser degustada daqui a alguns anos, comprovando a famosa longevidade deste expoente máximo do Alentejo.


Dom Rafael: clássico alentejano com novas colheitas

A Herdade do Mouchão, uma das mais antigas e tradicionais adegas alentejanas, abre pela primeira vez este ano as portas da adega para a apresentação das novas colheitas de Dom Rafael. Com uma elevada aptidão gastronómica, são vinhos frescos, frutados e aromáticos, prontos a beber.


Dom Rafael Tinto 2012, o vinho tinto engarrafado mais jovem da Herdade do Mouchão, é o resultado da combinação da inimitável casta Alicante Bouschet, a qual encontrou no Mouchão a sua primeira casa em Portugal, com as castas Aragonêz e Trincadeira. Este vinho é caraterizado pela intensa cor granada que revela desde logo aromas a fruta em compota e especiaria compondo um conjunto equilibrado. Macio no início evolui para um vinho encorpado na boca assente em sólidos e sedosos taninos. Ideal para acompanhar pratos de peixe assado ou carnes grelhadas acompanhados de vegetais.


Pleno de juventude, Dom Rafael Branco 2014 é a sugestão assumida do produtor para os dias quentes da nova estação. Elaborado a partir das castas Antão Vaz e Arinto, é fermentado em cubas de aço inoxidável a baixas temperaturas e engarrafado cedo para preservar todas as suas características de aromas citrinos e mineralidade. Um vinho persistente e irreverente que harmoniza com petiscos de paio, queijo de ovelha semi curado e azeitonas, mariscos, peixes grelhados ou salmão fumado.

Estes vinhos, fiéis à filosofia do produtor, foram lançados pela primeira vez há 25 anos em homenagem a Raphael Reynolds, membro pioneiro na Herdade do Mouchão. Com perfil jovem e contemporâneo, os vinhos Dom Rafael são a companhia perfeita para refeições leves e momentos descontraídos.


Sobre a Herdade do Mouchão
A história da Herdade do Mouchão remonta ao início do século XIX, altura em que a família migrou para o Alto Alentejo para desenvolver o negócio da cortiça. Três gerações depois, John Reynolds e Isabel Bastos Reynolds adquiriram uma propriedade de 890 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos, trazendo para o Alentejo as primeiras plantas da famosa casta Alicante Bouschet. Mais de um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da mesma família, com a mesma paixão de determinação desde sempre. Todo o processo de vinificação se mantém praticamente o mesmo desde aquela primeira vindima, preservando a tradição de apanha a mão, a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi: um pé na tradição e outro na modernidade.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin