Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

O Ano das Adegas Cooperativas

Realizou-se no passado dia 8 de Março a Gala do Vinhos do Tejo 2015 e depois de ter estado presente no ano passado tive a oportunidade de voltar. Este ano as grandes vencedoras foram as adegas cooperativas da região, com duas delas a arrebatarem os prémios maiores do evento. Se a Adega Cooperativa de Almeirim ganhou o prémio Empresa Dinamismo pelo seu grande crescimento em termos de volume de vinho certificado, a Adega Cooperativa do Cartaxo foi a grande vencedora com o prémio Empresa Excelência e com a atribuição do prémio de Enólogo do Ano ao enólogo da casa Pedro Gil. Sem querer beliscar a justeza destes prémios é de notar que, segundo sei, os critérios de atribuição destes dois prémios são semelhantes e estão relacionados com o número de prémios recebidos pelos vinhos da empresa ou do enólogo em concursos nacionais e internacionais. Isso faz com que a probabilidade do Enólogo do Ano ser da Empresa Excelência seja muito elevada. Talvez fosse interessante encontrar aqui algum critério diferenciador entre os dois prémios para os tornar menos previsíveis.

O Ano das Adegas Cooperativas - reservarecomendada.blogspot.pt

Os vinhos servidos na gala foram como é habitual o vinhos premiados no IV Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo cujos diplomas foram entregues na Gala. Aqui o destaque vai para o Casal do Conde que ganhou as duas medalhas de Excelência com os vinhos Terra Chã Branco 2012 e Casal do Conde Touriga Nacional / Cabernet Sauvignon Reserva Tinto 2012. Além das medalhas de Excelência foram ainda atribuídas 37 medalhas de Ouro e 10 medalhas de Prata. O aumento do número de medalhas para além de ser um reflexo do maior número de vinhos a concurso parece também refletir um aumento da qualidade dos vinhos. Gostei muito dos vinhos que tivemos na nossa mesa a mostrarem um nível qualitativo muito elevado e a deitarem por terra os preconceitos que ainda existem acerca dos vinhos desta região. Ficam aqui alguns instantâneos desta noite.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin