Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

FSF 2011

Esta nota de prova andava por aqui perdida à espera de ver a luz do dia mas estava difícil para fazer a sua aparição. Primeiro a garrafa demorou algum tempo a ser aberta pois um vinho destes, pelo vinho que é e por ser um vinho feito homenagem, precisa de uma ocasião digna para ser provado. Depois porque após o provar não escrevi logo sobre ele e fiquei na dúvida se ainda deveria escrever ou não sobre ele. Mas lá me decidi e aqui fica.

FSF 2011 - reservarecomendada.blogspot.pt

FSF é o acrónimo para Fernando Soares Franco, pai de António Soares Franco e Domingos Soares Franco, actuais presidente e vice-presidente da José Maria da Fonseca. O Fernando Soares Franco, membro da 5ª geração da família, teve um papel determinante na Enologia e Viticultura da José Maria da Fonseca no período entre 1948 e 1988, sendo um dos seus principais legados para empresa e para a viticultura nacional a Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate, uma referência a nível nacional para a preservação das castas nacionais.

Esta é 6ª edição deste vinho que teve a sua primeira aparição com a colheita de 1998. O seu filho e enólogo principal da José Maria da Fonseca, Domingos Soares Franco, faz este vinho em anos em que a qualidade é acima da média com algumas das castas preferidas do seu pai, Trincadeira, Syrah e Tannat, tendo um estágio de 12 meses em meias pipas novas de carvalho francês. Mostra-se granada com laivos violeta e com aromas balsâmicos, canfora e algum fumo. Boa acidez com taninos finos e algum vegetal. Muito fresco e longo na boca. Um grande vinho a fazer jus ao homenageado.

O vinho provado foi gentilmente oferecido pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin