Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Poças Tawny 10 anos

O mundo do Porto encontra-se dividido entre dois mundos os Rubys e os Twanies. São dois mundos simultaneamente próximos e antagonistas gerando cada um deles as suas paixões. Nos Rubys preserva-se a fruta evitando a oxidação e deixa-se para a garrafa o estágio. Nos Tawnies é facilitada a oxidação do vinho pelo seu estágio em pipas usadas de carvalho sendo engarrafado após o estágio não sendo suposto evoluir significativamente em garrafa.

Poças Tawny 10 anos - reservarecomendada.blogspot.pt

Nos Rubys os vinhos mais nobres são os Vintages que são provenientes de uma única colheita e engarrafados cerca de 2 anos após a colheita. Só os melhores vinhos dos melhores anos são engarrafados como Vintage fazendo deles as estrelas do Vinho do Porto. Quem quiser beber um bom Ruby sem rebentar a carteira pode optar pelo LBVs que são engarrafados mais tarde numa altura em estão mais prontos a beber mas que também por isso têm uma menor capacidade de evolução. Se qualquer vinho generoso tem uma grande longevidade, o corredores de fundos são os Tawnies. Os Tawnies velhos dividem-se em Colheitas e os de lote com indicação de idade (10 anos, 20 anos, 30 anos e + de 40 anos). Estes Tawnies requerem um mínimo de 7 anos de estágio em pipas de carvalho antes de serem engarrafados. Se existem Colheitas centenários que custam centenas ou mesmo milhares de euros é inegável a arte e saber que é posta nos lotes com indicação de idade onde as marcas tentam manter a qualidade e o perfil consistentemente ao longo de gerações.

Nesta peleja eu quedo-me definitivamente do lado dos Tawnies. Não que não goste de Rubys mas os Tawnies velhos, em especial os Tawnies com indicação de idade, são muitas vez são o resultado do trabalho de várias gerações e são para mim bem mais perfeitos e pensados. Se os Vintage são uma expressão muito pura do terreno e das condições de meteorológicas (do terroir, quiça), já os Tawnies com indicação de idade são pensamento feito vinho em que qual alquimista se almeja o ouro juntando pós de perlimpimpim a uma base por vezes menos nobre.

Este Poças Tawny 10 anos pode ser assim uma ótima maneira para começar a apreciar e perceber os Tawnies Velhos por um preço relativamente cordato. Mostra-se caramelo escuro com aromas a frutos secos com um alguma amêndoa amarga e ligeiro fumo a dar-lhe personalidade. Boa acidez bem equilibrada com uma doçura ligeira. Na boca o equilíbrio é a nota dominante sendo longo, longo. E pensar que isto pode ser seu por cerca de 15€?

O vinho provado foi gentilmente oferecido pelo produtor.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin