Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Leilão de lançamento de Moscatel de Setúbal Superior 1911

Nota de imprensa


Leilão de lançamento de Moscatel de Setúbal Superior 1911

No dia 2 de Dezembro deste ano, em que comemora 180 anos, a José Maria da Fonseca irá colocar no mercado o Moscatel de Setúbal Superior de 1911. Este lançamento será feito através de um Leilão a realizar na Casa Museu da empresa, em Vila Nogueira de Azeitão.

Divulgação: Leilão de lançamento de Moscatel de Setúbal Superior 1911 - reservarecomendada.blogspot.pt

José Maria da Fonseca, ao provar os seus Moscatéis, classificava-os em determinadas categorias, ora por letras, ora por palavras. Destas últimas fazia referência a uma, a mais nobre e que mais se destacava, a que atribuía a designação de SUPERIOR.

Domingos Soares Franco pretende respeitar esta tradição, por isso decidiu agora lançar este vinho tão especial, que envelhecia em cascos de madeira, na Adega dos Teares Velhos, em Azeitão, há mais de 100 Anos.

Devido à sua idade, este Moscatel de Setúbal Superior 1911 apresenta um tom âmbar escuro bastante carregado e uma concentração invulgar.

Tem um aroma bastante complexo a frutos secos, mel e especiarias. O paladar é intenso, mas delicado, untuoso e muito longo.

Para Domingos Soares Franco, enólogo responsável da José Maria da Fonseca Herdeira de um património único a nível de Moscatéis de Setúbal, e da consequente responsabilidade que isto representa, é para a José Maria da Fonseca um orgulho e uma honra apresentar esta edição especial comemorativa dos 180 anos da empresa, o Moscatel de Setúbal Superior 1911, da qual apenas se produziram 180 unidades.

Desta edição especial deste vinho foram produzidas apenas 180 garrafas de meio litro, das quais 100 garrafas irão a Leilão no próximo dia 2 de Dezembro. O remanescente permanecerá na colecção da José Maria da Fonseca.


Dado o carácter único deste lançamento, a ideia é reunir neste Leilão não só os especialistas do sector e apreciadores, mas também verdadeiros apaixonados por este tipo de vinhos e coleccionadores.

Para enriquecer o Leilão, para além das garrafas de Moscatel de Setúbal Superior de 1911, farão parte dos lotes outros vinhos da José Maria da Fonseca. O destaque vai para alguns Moscatéis de Setúbal e Moscatéis Roxos mais antigos, como colheitas de 1900, 1904, 1908, 1947 (100 pontos de Robert Parker) ou o Setúbal Superior 1955.

Os leilões de Moscatéis velhos eram prática comum na casa José Maria da Fonseca até à primeira metade do século XX e, após algumas dezenas de anos de interregno, foram retomados em 2008 e 2011, com o lançamento do Moscatel Roxo Superior de 1960 e do Moscatel de Setúbal Superior de 1955 respectivamente.

O Leilão do Moscatel de Setúbal Superior de 1911 terá lugar no dia 2 de Dezembro, pelas 19:30, na Casa Museu da José Maria da Fonseca, na Rua José Augusto Coelho n.11/13 em Vila Nogueira de Azeitão; sendo antecedido por um jantar.

O Leilão estará a cargo do Palácio do Correio Velho e será um leilão puro, ou seja, não haverá uma base de licitação para os lotes. A participação no Leilão será limitada e deverá ser feita mediante inscrição.

O jantar tem um custo de 60€ (Iva inc.) por pessoa.

As inscrições deverão ser feitas para: Teresa Pereira – 212197500 ou teresa.pereira@jmfonseca.pt


José Maria da Fonseca associa-se à Santini para criar gelado de Moscatel de Setúbal

A José Maria da Fonseca associou-se à Santini para lançar um sorbet de Alambre Moscatel de Setúbal.

O mestre Eduardo Santini, herdeiro do segredo da receita Santini transmitida de geração em geração, há 65 anos, transforma agora o Alambre Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca num sabor único de gelado.


É com orgulho que nos associamos a uma das melhores e mais emblemáticas marcas da gelataria nacional com a criação deste gelado de sabor único refere António Maria Soares Franco, Vice-Presidente da José Maria da Fonseca.

O novo Santini Alambre Moscatel de Setúbal foi apresentado no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno nos passados dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro na banca dos gelados Santini e estará a partir dessa data disponível em todas as lojas da reconhecida marca de gelados.

A José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor de vinhos de mesa e moscatéis em Portugal, criou o Alambre Moscatel de Setúbal com enorme cuidado na selecção dos lotes que compõem este produto, resultando num vinho de cor mais carregada, com maior complexidade e volume de boca, mantendo-se a elegância e suavidade que caracterizam este Moscatel de Setúbal.

Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C), reconhecida desde 1907. O Moscatel de Setúbal é elaborado a partir da casta moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu carácter frutado, melado com aroma a fruta tropical, diferenciando os vinhos moscatéis de qualquer outro tipo de vinho. O Moscatel de Setúbal pode ser servido como aperitivo, e neste caso aconselha-se que esteja a uma temperatura de 10°C. Como vinho de sobremesa, é um excelente acompanhamento para chocolate preto ou qualquer sobremesa à base de ovos.


José Maria da Fonseca lança novas colheitas dos seus vinhos do Douro

A José Maria da Fonseca acaba de lançar as novas colheitas dos seus vinho do Douro, o Domini 2012 e do topo de gama Domini Plus 2011.


Domini e Domini Plus são vinhos produzido pela equipa de enologia da José Maria da Fonseca, com o objectivo de optimizar a excelência e todo o potencial das castas e vinhas do Douro.

Quando em 2000, com o objectivo de ultrapassar a imagem de uma empresa produtora de âmbito regional (Península de Setúbal e Alentejo), a José Maria da Fonseca percebeu que o vale do Douro era, de facto, a única das regiões vitivinícolas portuguesas capaz de gerar valor acrescentado em conformidade com os projectos de desenvolvimento da companhia. Os objectivos passavam por optimizar a excelência das castas e dos vinhos do Douro, e associá-los à imagem e credibilidade da José Maria da Fonseca.

A aquisição da Quinta de Mós, no Douro Superior, num total de 15 hectares de vinhas com 20 a 30 anos plantadas com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, permitiu a concretização destes mesmos objectivos, que se materializaram na produção de dois vinhos tintos: Domini e Domini Plus

O Domini 2012, um lote de Touriga Nacional (48%), Tinta Roriz (30%) e Touriga Francesa (22%), teve 3 meses de estágio em carvalho francês novo e é a companhia ideal para carnes vermelhas grelhadas ou assadas e queijos de pasta mole.

O topo de gama Domini Plus 2011, com uma produção de 5.800lts, combina Touriga Francesa (68%), Tinta Roriz (22%) e Touriga Nacional (10%), e tem um estágio de 23 meses em meias pipas novas de carvalho francês, devendo acompanhar carnes assadas, caça e queijos de pasta mole.


José Maria da Fonseca lança dois espumantes

Este ano a José Maria da Fonseca decidiu renovar a imagem do seu espumante Lancers Bruto e reforçar esta linha com a introdução do espumante Lancers Bruto Rosé.


O consumo de espumantes no nosso país, e um pouco por todo o Mundo, tem vindo a aumentar, daí a aposta deste segmento, com a renovação de imagem e alargar de linha.

A marca Lancers foi criada em 1944 pelo norte-americano Henry Béhar, que decidiu, na altura, apostar num vinho que fosse fácil de beber e se apresentasse numa garrafa única. Assim nasceu o Lancers Rosé, inicialmente apresentado numa icónica garrafa de barro; num formato que se manteve quase inalterado até aos dias de hoje. Para chegar ao nome Lancers, Béhar encontrou inspiração numa obra de Velásquez, de quem era grande admirador, habitualmente chamada Las Lanzas.

Estes dois espumantes reforçam a família Lancers que é composta pelas linhas Lancers (Branco e Rosé), Lancers Free (vinho sem álcool, Branco e Rosé) e Lancers Espumante (Branco e agora também Rosé).

Ambos os vinhos são óptimas escolhas para as épocas festivas que agora se aproximam.


Rosé de Moscatel Roxo considerado um dos cinco melhores do mundo

O Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Rosé 2013 foi considerado o 5º melhor rosé do mundo, com 85 pontos e Medalha de Prata, de acordo com a edição de Agosto da prestigiada revista europeia, The Drinks Business.


O concurso avaliou, em prova cega, vinhos rosés secos acima de 10₤ de todo o mundo. O Top 10 deste concurso distinguiu rosés de França, Itália, Portugal, EUA e Espanha, sendo o Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Rosé 2013 o único vinho português apresentado ao mais alto nível.

Segundo o júri do concurso, composto por Masters of Wine e Master Sommeliers, o rosado da José Maria da Fonseca foi escolhido pelos seus aromas frutados, notas florais e acidez vibrante.

Os vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco são vinhos que traduzem o espírito criador e a paixão de Domingos Soares Franco pela viticultura e enologia.

Domingos Soares Franco é o representante mais novo da sexta geração da família, que desde a fundação preside aos destinos da José Maria da Fonseca. Para além de vice-presidente, é o principal enólogo da casa.

Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que reserva para si como especiais. Traduzem o seu espírito criador, a sua paixão por criar vinhos: são os vinhos da Colecção Privada Domingos Soares Franco.

Habituado à nobreza e subtileza das notas aromáticas da casta Moscatel Roxo e à frescura e tonalidades dos vinhos rosados que produz, criou o Colecção Privada Moscatel Roxo Rosé 2013, um Rosé singular, de uma casta tão nobre e pouco comum. Num bom ano, conseguiu aliar a fineza à exuberância aromática da casta.

The Drinks Business é uma das mais prestigiadas publicações europeias dirigida para profissionais do negócio das bebidas alcoólicas. Para além da revista mensal, detém ainda um website, thedrinksbusiness.com, o qual tem uma audiência internacional de 460,000 leitores mensais e disponibiliza conteúdos para outras publicações como The Huffington Post e a Revista Time.


A José Maria da Fonseca
Fundada há 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin