Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Lisboa Restaurant Week Outono 2014

Foi nesta quinta-feira que começou a 12ª edição da Lisboa Restaurant Week prolongando-se até dia 26 Outubro. Desde a primeira Restaurant Week em Lisboa já foram servidas meio milhão de menus em 3500 restaurantes nas várias edições locais e nacionais da Restaurant Week. As Restaurant Weeks são organizadas pela Sabor do Ano em parceria com a BestTables e a Caixa Geral de Depósitos.

Lisboa Restaurant Week Outono 2014 - reservarecomendada.blogspot.pt

As Restaurant Weeks surgem como um meio de promoção de restaurantes de gama média e alta que apresentam durante o evento menus por 20€ constituídos por entrada, prato e sobremesa (bebidas não incluídas). Têm também uma componente solidaria revertendo 1€ por menu para causas sociais. Normalmente realizam-se 2 vezes por ano (Primavera e Outono) em alturas de menor fluxo turístico na restauração. Em Portugal já se realizaram Restaurant Weeks em Lisboa, Porto, Cascais, Loulé e duas edições nacionais.


Esta 12ª edição foi apresentada no recentemente inaugurado Don Castellana. O Don Castellana foi a primeira incursão em Portugal do grupo Anjosan, um grupo de angolano com sócios portugueses que detém uma posição de destaque na restauração de Luanda. Replica um conceito já existente em Luanda e pretende ser um ristorante italiano sem cair no cliché da pizza e pasta. Bem, pastas até por lá as há mas sem que dominem a carta. O chef Riccardo Paglia, originário de Roma, pôs em pratica o conceito em Luanda e trouxe agora o conceito para Lisboa sendo esta Restaurant Week uma das primeiras grandes oportunidades para se dar a conhecer aos lisboetas.


O Don Castellana conta ainda com um pequeno bar junto à entrada e um espaço que permite ter música ao vivo o que parece permitir o assumir a função de bar após a refeições em algumas noites. Feito no bar foi servido um Spritz Aperol de que gostei para minha grande surpresa. Notoriamente não andei a beber Spritz nos sítios certos...


Nesta apresentação foi possível provar quatro dos pratos que farão parte do menu desta Restaurant Week. Começamos pelo Carpaccio de Polvo com Molho de Mostarda Amarela que será uma das entradas. Com uma belíssima apresentação e uma boa ligação entre a mostarda e o polvo, que poderia estar um pouco mais tenro. No capítulo dos pratos principais foi possível provar o Spaghettoni com Tomate no Forno que está disponível no menu de almoço desta Restaurant Week. Um prato de grande simplicidade que brilhava devido ao trabalho feito com o tomate que mantinha a sua acidez e não se deixava cair no registo do molho de tomate anónimo e adocicado mais habitual por aí.


Do menu de jantar provámos o Filete de Novilho com Molho de Cogumelos Portobello e Vinho do Porto com Batatas no Forno e Arroz Selvagem. Este prato por si só poderá justificar a visita ao restaurante embora tenha por ali uns pormenores que talvez merecessem uma revisão. Começando por esses pormenores, logo à partida dispensava-se a presença da folha de bananeira no prato que só ali estava por razões estéticas. Os cogumelos ditos Portobello seriam cogumelos brancos ou castanhos. Diga-se que todos estes cogumelos são da mesma espécie, Agaricus Bisporus, em que se dá o nome de cogumelos brancos ou castanhos quando estes são jovens e imaturos e o nome de Portobello quando estes atingem a maturidade e um tamanho maior. Não é completamente errado chamar de Portobello aos cogumelos brancos ou castanhos mas acaba por ser um pouco enganador pois quando se fala de Portobello está-se à espera de um cogumelo maior e mais carnudo.


A maneira como as batatas eram apresentadas era muito interessante sendo sobrepostas fatias de batata branca e de batata violeta numa forma que era levada ao forno para fazer uma espécie de bolinho de batata. A batata violeta é uma batata mais doce que tem uma polpa roxa. Se o conceito parece ganhador parece ser necessário um pouco de mais de rigor na sua preparação. Alguns bolinhos tinham quase só batata branca enquanto outros quase só batata violeta. No meu caso calhou-me um bolinho que quase só tinha batata violeta e que tinha uma quantidade de alecrim mais generosa que outros. Isso fez com que ficasse mais adocicado ficando a sentir-se a falta de um pouco mais de sal para equilibrar os sabores. Por outro lado a quantidade maior de alecrim fez com que o sabor deste dominasse em demasia o conjunto. Mas a verdadeira estrela deste prato era a carne, segundo percebi seria de origem portuguesa, que estava cozinhada no ponto e era de uma qualidade verdadeiramente arrebatadora, suculenta mas também extremamente macia.


Terminou-se com o Tiramisú, servido num copo individual de um modo menos habitual e que fechou a refeição de forma bastante competente. Diga-se que todos os pratos dos dois menus de Restaurant Week do Don Castellana (Almoço e Jantar) fazem parte da carta normal do restaurante e que olhando para os preços da carta parece realmente compensar aproveitar a Restaurant Week para conhecer o Don Castellana.


A lista de restaurantes participantes pode ser consultada na site do evento sendo possível realizar logo a partir dali a reserva através da BestTables. No final do mês com inicio a 30 de Outubro será a vez do Porto receber a Restaurant Week que se prolongará até 9 de Novembro. A lista de restaurantes da Porto Restaurant Week estará disponível também no site do evento a partir de 27 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin