Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Vinho Pascoaes na Festa das Artes em Amarante

Nota de imprensa

O Vinho Pascoaes terá lugar de destaque na Festa das Artes, que se realiza dia 30 de Agosto, a partir das 16 horas, no antigo Hotel Silva, em Amarante. Esta iniciativa, que pretende enaltecer, resgatar e divulgar a cultura e arte locais, tem uma forte inspiração na poesia de Teixeira de Pascoaes e, por isso, a organização fez questão de ter no evento um bar dedicado à venda exclusiva deste vinho, produzido na Casa de Pascoaes, onde o poeta viveu.

Divulgação: Vinho Pascoaes na Festa das Artes em Amarante - reservarecomendada.blogspot.pt

Considerado como um dos melhores vinhos da região, pretende-se assim mostrar ao público o melhor de Amarante também em termos vinícolas. Apesar da grande procura, o acesso ao Vinho Pascoaes é restrito, pois a sua venda é exclusiva para particulares ou vendido diretamente a restaurantes selecionados. Esta será assim uma excelente oportunidade para provar o mesmo.

O vinho é poesia que se bebe e a poesia é um vinho que se ouve, Teixeira de Pascoaes

Além da presença do vinho com o seu nome, Teixeira de Pascoaes será relembrado através dos seus poemas mais emblemáticos, dado que serão escritas frases do poeta em locais selecionados do antigo hotel.


Festa das Artes: a celebração das artes e da cultura de Amarante

Convidando artistas da terra para apresentarem a sua obra, a organização da Festa das Artes criou uma programação eclética que inclui exposições de fotografia, intervenção de grafiters ao vivo, um workshop sobre como fazer hortas mandalas, e ainda música, com DJs locais e nacionais. Esta será uma verdadeira festa de Verão onde, ao longo de 12 horas, se vão celebrar as artes e a cultura de Amarante, promovendo a cidade como polo artístico e cultural.

A Festa das Artes pretende fomentar a curiosidade de um público vasto. Como explica Francisca Fonseca, da organização, queremos que todos se juntem a nós para celebrar o que mais belo há na vida, a arte e a cultura. Estamos a preparar um leque variado de opções culturais para que pessoas de todas as faixas etárias venham festejar connosco e celebrar o Verão, a arte, Amarante e a sua história.


O cartaz da Festa das Artes

Exposição de fotografia
“Mundos Invisíveis” – Maria João Vasconcelos
A fotógrafa Maria João Vasconcelos, natural de Amarante, apresenta 20 fotografias num espaço dedicado inteiramente a esta exposição, a antiga sala de pequenos-almoços. São fotografias expressionistas e abstratas, invulgares e originais, de detalhes ou movimentos que formam imagens, cores e geometrias que se confundem muitas vezes com pinturas. Com participação em exposições coletivas em Oeiras, Sintra e Lisboa, esta é a primeira vez que a fotógrafa expõe individualmente, tendo portanto um significado duplo, dado que se estreia na sua terra natal. A exposição decorre das 16H00 às 00H00 e as fotografias estarão para venda.

Exposição coletiva da Casa Amarela
Dois artistas da Casa Amarela, Diogo Cardoso e Joana Antunes, vão expor alguns dos seus trabalhos de pintura e escultura na parte superior do hotel. A Casa Amarela é um espaço de produção artística, difusor de conteúdos nas áreas do design, artes plásticas, artes decorativas e outras expressões e manifestações artísticas. Esta exposição conjunta decorre das 16H00 às 04H00 e será acompanhada das atuações musicais dos DJs que vão tocar na varanda até às 21H00.

Graffiti – live painting
Após o sucesso das suas intervenções artísticas em duas zonas de Amarante, durante as festas de Junho, os Fokus Dtail, grafiters naturais do Porto, voltam a dar cor à cidade, desta vez nas paredes do antigo Hotel Silva. Os Fokus Dtail vão estar a transformar o bar principal da festa, que dá diretamente para a parte exterior onde os DJs da noite vão atuar. Este será um live painting a que o público poderá assistir a partir das 16H00.

Workshop Hortas Mandalas
A pena é irmã da enxada. A página de um livro é terra semeada. É inspirado nestas palavras de Teixeira de Pascoaes que nasce a vontade de consciencializar o público para a importância da mãe terra. Através da criação de uma horta mandala no recinto da festa, Henrique Bastos vai ensinar e demonstrar o espírito do design em permacultura e as regras e práticas da agricultura biodinâmica. Facilitador destas práticas, Henrique Bastos, de Amarante, há anos que semeia estes conceitos por todo o pais. É pioneiro de Hortas Mandalas em Portugal e conta com seguidores de diversos países da Europa. Este workshop, que decorrerá no recinto da festa, tem início logo no dia anterior à Festa das Artes e continua no próprio dia até às 17H00. A organização convidou crianças da Associação A Terra dos Homens para estarem presentes na manhã do dia do evento e participarem neste momento lúdico e divertido. Com este workshop, pretende-se ensinar e demonstrar como criar uma horta mandala, que se define pelo seu formato circular, permitindo um maior aproveitamento dos recursos hídricos e também do espaço.

Música eletrónica
Na Festa das Artes, a noite é dedicada à música eletrónica e é com muito orgulho que a organização conta com a presença, pela primeira vez em Amarante, do inigualável DJ Vibe. Outro dos convidados da noite é Duarte Bettencourt, presença assídua nas festas underground de Lisboa e que subiu ao mesmo palco que DJ Vibe, o Alchemy Circle, no Boom Festival 2014. Também os Bis Boys Please já estão confirmados no cartaz da Festa das Artes, abrilhantando o início da noite. A dupla de DJs tocou na Eletrónica do Rock in Rio-Lisboa 2014 e descreve a sua música como European Sex Music. Do Porto, estarão presentes João Tenreiro e Leo Cruz. Apesar de se enquadrarem num contexto de house music, presenteiam o público com uma seleção cuidada e variada de temas. Com uma veia underground, conseguem demostrar uma simbiose perfeita entre o passado e o presente, com qualidade garantida. Entre os artistas locais, marcarão presença Ghost Rush aka Mr. Oak, que tem vindo a destacar-se nas festas da região, Sepypes, presença forte na noite eletrónica do Norte e que é o convidado para o after oficial do NeoPop, e Rui Moreira PETRIX com um set deep house / nu disco. O primeiro DJ toca assim que a festa começa, ou seja, a partir das 16 horas.


Os bilhetes para a Festa das Artes já estão à venda, pelo preço de 12 euros, através dos seus representantes, nas cidades de Amarante, Porto e Lisboa:

Amarante: Mafalda Vasconcelos vasconcelosmafalda@hotmail.com
Espaço Artístico-Cultural Porta 43 / Gatilho, Rua Teixeira de Vasconcelos, no 43

Porto: Melanie Decelle melanie_decelle@yahoo.com
Restaurante Vira Lata-Petiscos do Mundo – Rua Dr. Barbosa de Castro, no 74

Lisboa: Luís Limão limão_luis@hotmail.com

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin