Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Festas de São Bartolomeu arrancam esta quinta-feira na Foz do Douro

Nota de imprensa

A partir de quinta-feira, dia 21, e até dia 31 de agosto, as Festas de São Bartolomeu, na Foz do Douro, apresentam um programa repleto de atividades e a melhor animação cultural e musical. Um dos momentos altos será o Cortejo do Trajo de Papel, um acontecimento com mais de 150 anos de história que envolve na confeção e desfile cerca de 400 pessoas, dos 7 aos 77 anos.

Divulgação: Festas de São Bartolomeu arrancam esta quinta-feira na Foz do Douro - reservarecomendada.blogspot.pt

Todos os dias no Jardim do Passeio Alegre, entre as 16h00 e as 24h00 vai ser possível descobrir o que de melhor e mais original os artesãos de todo o país têm para mostrar e deliciar-se com as iguarias do espaço gastronómico, onde há petiscos para todas as gulas.


No dia 24 de agosto, o Cortejo de São Bartolomeu, mais conhecido como Cortejo do Trajo de Papel volta a encher de cor e alegria as ruas da Foz do Porto, com centenas de festeiros a terminar no ritual banho santo na praia, garantia de servir de cura e prevenção para todo o mal para o ano inteiro, tal como reza a tradição.


Música marca o ritmo das Festas
O humor e a música do comediante Francisco Menezes abrem as Festas pelas 21h30 no dia 21, o primeiro de 10 dias de música e animação com uma programação que inclui Alberto Índio, a Banda Marcial da Foz, a Invicta Big Band, Kiko & the Jazz Refugees e Marta Ren & The Groovelvets.

O dia 24 assiste à Noite de Fados e o samba toma conta das Festas no dia 25 à noite, com o dia 28 a ser entregue aos ritmos dos DJs logo a partir das 17h30. No encerramento das festas de São Bartolomeu, tomam o palco no Jardim do Passeio Alegre os Pauliteiros de Nevogilde, o Orfeão da Foz, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal. Um programa que conjuga pop, soul, jazz, fado, sons de orquestra e muito mais para que todos possam dançar, cantar ou apenas desfrutar de vários ambientes musicais num um oásis único dentro da cidade.


Cortejo do Trajo de Papel sai à rua no 24 de agosto
Na manhã de 24 de agosto, a tradição sai à rua vestida de todas as cores e com indumentárias de várias épocas e sempre originais. Depois de meses de confeção pelas dezenas de escolas, associações e coletividades da Foz do Douro, os mais surpreendentes trajos em papel desfilam pela Foz, envergados por centenas de pessoas, numa contagiante romaria de beleza, alegria, criatividade e um grande colorido. Vários temas, passando pelas Marchas Populares, Passeio Alegre e Tabuleiros de Tomar, vão colorir algumas das artérias mais emblemáticas da Foz.

Da Cantareira, onde os pescadores ainda são tradição, passando pela Foz Velha e seus fontanários, pelo Orfeão da Foz do Douro, uma das instituições mais antigas da Foz, até ao Jardim do Passeio Alegre com o seu carismático quiosque do chalet Suíço, ponto de encontro de incontornáveis intelectuais na sua época, o cortejo promete uma narrativa apaixonante que fala de raízes, história e estórias.

O Cortejo do Trajo de Papel termina no ritual banho santo de mar para as centenas de participantes, onde o preceito estipula que têm de ser 7 os mergulhos por cada banho no mar para que os benefícios de cura e proteção proporcionados por São Bartolomeu sejam integralmente aproveitados no ano seguinte.


Artesanato regressa com nova abordagem
A tradicional feira de artesanato tem este ano uma nova dinâmica, onde os artesãos tradicionais e o Mercado Porto Belo mostram todo o seu engenho e arte, numa mostra viva do que de mais autêntico e original se faz, se cria e recria a nível nacional.


A Gastronomia não falta à chamada de São Bartolomeu
Nas Festas não poderiam faltar iguarias para todos os gostos e gulas. De 21 a 31 de agosto, os petiscos regionais e deliciosas criações gastronómicas estão à disposição noite e dia no Jardim do Passeio Alegre para retemperar forças a todos os festeiros. Nem um Santo vai conseguir resistir às tentações da montra de sabores das Festas!


Desporto e animação para toda a família
Da comédia com a atuação de Francisco Menezes logo no dia 21 de agosto, às artes performativas, todos poderão desfrutar das várias atuações que terão lugar no Jardim do Passeio Alegre com muita animação à mistura. As atividades desportivas têm lugar nos vários dias das Festas com inúmeras competições, como o torneiro amador de minigolfe na manhã de 23 de agosto ou o troféu de futebol no dia 17, no Campo da Ervilha, às 17h, entre tantos outros.


Preçário Festas S. Bartolomeu 2014
Até aos 6 anos – entrada gratuita
Bilhete único diário – 2 euros
Bilhete de família (2 adultos e 2 menores de 18 anos) - 5 euros
Bilhete individual para os 11 dias das Festas - 8 euros

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin