Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Uma Cerveja e um Corte de Cabelo

Affligem é uma pequena comunidade belga onde a abadia local teve desde a sua fundação em 1074 tradições na produção de cerveja. Com uma história conturbada devido à sua localização, a abadia foi destruída e reconstruida diversas vezes mas foi só com a Segunda Guerra Mundial é que deixou definitivamente de produzir cerveja. Em 1956 a marca e as receitas são licenciadas pelos monges a uma cervejeira comercial da região que no ano 2000 foi adquirida pela Heineken.

Uma Cerveja e um Corte de Cabelo - reservarecomendada.blogspot.pt

A Affligem Blonde é uma Pale Ale Belga sendo feita com malte de cevada. É uma cerveja de fermentação alta sendo feita uma segunda fermentação em garrafa. Uma cerveja é de fermentação alta quando esta é feita a temperatura entre os 15ºC e os 25ºC sendo normalmente esta cervejas denominadas de Ales. As cervejas mais correntes no mercado português são de fermentação baixa sendo a fermentação feita entre os 5ºC e os 15ºC. Na fermentação alta a fermentação é normalmente mais rápida e dá origem a cervejas mais frutadas e mais encorpadas enquanto a fermentação baixa decorre mais lentamente e dá origem a cervejas mais minerais e leves.


Um dos factores distintivos da Affligem Blonde é ser feita uma fermentação secundária em garrafa. A fermentação secundária serve para que a cerveja adquira a sua gaseificação. Após a fermentação primária em cubas a cerveja é engarrafada sendo-lhe adicionada uma pequena quantidade de açúcar e é deixada estagiar durante algumas semanas. A fermentação destes açucares na garrafa produzem a libertação de CO2, gaseificando a cerveja. Este é o processo normalmente usado nas cervejas artesanais enquanto nas cervejas industriais o CO2 é injetado durante o engarrafamento não havendo lugar a qualquer fermentação na garrafa. As cervejas com uma fermentação secundária em garrafa apresentam um deposito no fundo da garrafa. Este depósito são as leveduras mortas provenientes da fermentação secundária.


Para o lançamento da Affligem em Portugal foi criada uma pop-up store chamada Purista-Barbière no espaço da antiga Livraria Barateira na Rua Nova da Trindade que foi recuperado. Até 3 Agosto será possível nesse espaço beber uma Affligem Blonde, cortar o cabelo, jogar uma partida de bilhar, ler, relaxar e ouvir música. A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas que distribui a Affligem em Portugal procurou assim associar esta cerveja ao conceito de homem Purista que aprecia o mais genuíno, original e puro. Cruzam-se assim no mesmo espaço uma cervejaria, uma barbearia tradicional e um espaço cultural estando previstas uma série de conversas com Puristas sobre as mais diversas áreas em que esta tendência se manifesta.


O deposito de levedura da Affligem Blonde devido à fermentação secundária em garrafa proporciona três versões desta cerveja. A cerveja deve ser vertida com cuidado para o copo de modo a não perturbar o depósito no fundo da garrafa e até sobrarem um ou dois dedos de cerveja no fundo da garrafa. Neste ponto deve-se agitar a garrafa com movimentos circulares para que a levedura depositada se misture com a cerveja que ficou na garrafa. Este resto de cerveja pode ser bebido separadamente ou misturado com o resto da cerveja no copo. Eu confesso que estava algo cético em relação à vantagem de beber a cerveja com o deposito de levedura. Normalmente este deposito tem sabores menos agradáveis sendo normalmente preferível deixá-los quietos no fundo da garrafa. Mas neste caso, devido à características da levedura usada, esta dá-lhe mais corpo e para minha surpresa reforça o caráter cítrico desta cerveja. A Affligem Blonde revela-se uma cerveja dourada com aromas frutados, cítricos e alguma banana. Na boca tem um amargor ligeiro, boa acidez e uma bolha fina. Acaba por ser uma cerveja mais encorpada do que a cerveja corrente mas não se torna demasiado pesada devido à sua acidez e componente cítrica. Juntando a levedura fica ligeiramente turva e os aromas cítricos e a banana ficam reforçados. Na boca nota-se um pouco mais de corpo e estrutura.


O panorama cervejeiro em Portugal tem estado a tornar-se mais interessante nos últimos tempos, especialmente por via das cervejas artesanais que têm aparecido por aí. Mas também as grandes cervejeiras tem vindo também a acompanhar esta esta tendência com o lançamento algumas cervejas especiais com esta é. Podem-na comprar num supermercado perto de vocês mas até 3 de Agosto valerá bem a pena subir ao Bairro Alto pela Rua Nova da Trindade para entrar no Purista-Barbière, beber uma Afligem Blonde e aproveitar para cortar o cabelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin