Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Novidades de Janeiro de 2013

As novidades de Janeiro de 2013 são as seguintes:


Eventos de Fevereiro de 2013

Os eventos agendados para Fevereiro de 2013 são os seguintes:

Eventos de Fevereiro de 2013 - reservarecomendada.blogspot.pt

O Tempo e o Vinho: O Confronto Final

Em duas ocasiões durante o ano passado comprei umas quantas garrafas de vinhos velhos que tenho vindo a abrir durante os últimos meses. Uma destas ocasiões foi a Feira de Vinhos Antigos da GN Cellar e a outra foi a minha visita ao Leclerc do Entroncamento. A medida que as fui abrindo fui falando aqui das boas experiencias (nem tanto das más) e em jeito de brincadeira ia colocando o resultado do confronto entre o tempo e vinho. No final do ano passado abri o resto das garrafas que comprei nestas ocasiões e resta-me fazer o balanço final destas compras.

O Tempo e o Vinho: O Confronto Final - reservarecomendada.blogspot.pt

Camarão Cozido - As Fotos

Um dos fatores de sucesso para um Centro Comercial é ter uma ou mais lojas âncora. Uma loja âncora é uma loja que, por si só, atrai clientes ao Centro Comercial beneficiado as outras lojas deste fluxo de clientes pois alguns destes aproveitarão a deslocação para comprarem outras coisas noutras lojas. São exemplos de lojas âncora os hipermercados ou lojas como a Fnac ou a Zara.

O que tenho vindo a constatar recentemente é que este blogue também tem o que se pode chamar vários artigos âncora que trazem um fluxo de leitores novos ao blogue provenientes de pesquisas em motores de busca e que de outra maneira nunca cá chegariam sendo que alguns ficam visitantes regulares do blogue. O artigo que desde a sua publicação se tem destacado como tendo o maior numero de visualizações é o artigo que publiquei há cerca de uma ano com receita de camarão cozido que costumo fazer. As visualizações deste artigo representam 8,5% das visualizações do blogue desde a sua criação...

Camarão Cozido - As Fotos - reservarecomendada.blogspot.pt

Adega de Pegões Moscatel de Setúbal

Eu gosto muito de Moscatel de Setúbal mas sou um bocadinho conservador. Tenho tendência para preferir os produtores tradicionais e os vinhos provenientes de vinhas na serra com solos argilo-calcários em relação aos vinhos provenientes de vinhas dos solos arenosos das zonas mais planas. A razão para isto até é bastante objetiva. A uva proveniente da serra têm tendência para produzir vinhos mais minerais e com maior acidez tendo normalmente maior longevidade. Por outro lado os vinhos provenientes das zonas arenosas de planície costumam ter um perfil mais doce e revelando o carácter mais floral da casta Moscatel que por vezes torna estes vinhos um pouco enjoativos. Obviamente que outros fatores como a maturação na vindima, o processo de vinificação e fortificação e o estágio têm também impacto no perfil final do vinho podendo alterar a "regra" acima enunciada. Mas o que é certo é que as casas tradicionais têm a tendência para usar as uvas provenientes da serra para os moscatéis velhos e as uvas de solos arenosos de planície para os moscatéis novos.

Adega de Pegões Moscatel de Setúbal - reservarecomendada.blogspot.pt

Divulgação: Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007 - Reconhecimento Internacional

Nota de imprensa

Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007 - "Uma Super Estrela"

O vinho Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007 foi classificado como um dos melhores de Portugal e do mundo, com 95 pontos (num escala de 100) pelo reconhecido crítico Mark Squires, da mais influente revista de vinhos americana Wine Advocate.



Chã Vinho do Fogo Branco 2011

Quando, no Bazar Internacional do Corpo Diplomático, me deparei com um vinho de Cabo Verde não podia deixar de comprar para provar. As minhas expectativas não eram muito elevadas embora o comentário da menina que me vendeu a garrafa, que dizia que o vinho era bastante bom, me tivesse espicaçado a curiosidade.

Chã Vinho do Fogo Branco 2011 - reservarecomendada.blogspot.pt

Adegga Wine Market 2012

Pois é, eu sei, já devia ter escrito isto há mais tempo atrás. O Adegga Wine Market já foi há mais de um mês e já toda a gente escreveu sobre ele. Houve mesmo outros que por menos atraso em escrever sobre este evento foram crucificados na praça pública. Mas eu não queria deixar de deixar por aqui as minhas impressões dessa tarde.

O Adegga Wine Market surgiu em 2009 como uma espécie de spin-off da rede social Adegga e têm vindo a proporcionar um contacto muito próximo com produtores selecionados pela organização num ambiente mais informal que outros eventos. Em 2012 contou com duas edições tendo-se realizado o Adegga Summer Wine Market em Junho. Até 2011 realizava-se no Teatro Aberto e a partir de 2012 começou a realizar-se no Hotel Flórida.


Além da seleção de produtores, outros dois aspetos logísticos distintivos têm vindo a ser destacados no Adegga Wine Market: os copos usados e a disposição das mesas dos produtores na sala. O copo distribuído é um Riedel Restaurant Syrah/Shiraz com um corpo bem maior que os copos que estão a ser usados na maioria dos eventos. É reputado como sendo o melhor copo dos eventos de vinhos realizados em Portugal. Eu confesso que tenho uma opinião algo dissonante. Não tenho dúvidas que o copo é muito bom e impressiona qualquer um, mas sendo um copo mais vocacionado para tintos acaba por ser menos versátil que outros copos mais pequenos pois num evento destes também haverá vinhos generosos e brancos além dos tintos. Mas certamente a verdadeira razão para eu não ser um entusiasta fervoroso destes copos é o facto de por 2 mm estes não caberem na prateleira do armário da cozinha onde guardo os copos... Têm ganho com isto o Duarte e Ana que têm ficado com os copos que temos trazido das várias edições do evento.

O facto de as mesas de apoio estarem encostadas à parede e os produtores se encontrarem junto as estas e não atrás destas, têm sido visto como uma maneira de proporcionar um contacto mais próximo entre os produtores e os visitantes. Eu pessoalmente acho que a grande vantagem deste arranjo é proporcionar mais espaço de circulação aos visitantes tornando o espaço mais confortável. Uma inovação que já vinha da edição de Verão, que foi a única que não visitei, foi a existência comida. A inexistência de comida era um ponto menos positivo de edições anteriores do evento que foi assim corrigido.

O Adegga Wine Market é evento muito acarinhado pela comunidade dos bloggers de vinhos portugueses. Isso será óbvio quando contarem o número de referências a outros bloggers que vou fazer aqui. Aproveitei para cumprimentar e conhecer pessoalmente alguns dos outros habitantes do Planeta Vínico que só conhecia virtualmente. Como o Carlos Janeiro do Comer, Beber e Lazer, o Diogo Rodrigues do airdiogo num copo e o Hugo Mendes do The Wine Aprentice. O Nuno e a Ema do Magna Casta estavam a ajudar na organização do evento, enquanto o Ricardo também da Magna Casta nos deixava a salivar com a sua descrição do Niepoort VV que tinha provado na Sala Premium. O Jorge do Jójójoli também estava a ajudar a organização como uma espécie de repórter fotográfico.

Este ano, eu e Ana, optamos por não ir à Sala Premium, ao contrário do ano passado, embora a lista de vinhos em prova fosse ainda mais impressionante. Por gentileza do André Ribeirinho, um dos mentores da Adegga, entrámos no horário profissional para os quais o evento abria portas uma hora mais cedo do que para o público em geral. Isso permitiu-nos conversar mais descontraidamente com alguns dos produtores embora o espaço nunca tivesse estado demasiado cheio ao ponto de se tornar desconfortável.


Estivemos um pouco à conversa com o João Rico que estava na mesa da Niepoort embora tivéssemos acabado por falar mais dos vinhos do Hotel do Buçaco que a Niepoort Projectos está a atualmente distribuir do que propriamente dos vinhos que estavam a prova. Passamos também pela banca do Esporão onde estava como é habitual a Teresa Gomes. A banca do Esporão é sempre tão concorrida que está terá sido a primeira oportunidade que tivemos para provar com calma as novidades do ano do Esporão. Como sempre havia coisas muito interessantes. Gostei especialmente do Esporão AB Alicante Bouschet 2009.

Foi entusiasmante ouvir o António Maria sobre o vinho que produz na Quinta das Carrafouchas e cujo enólogo é o Hugo Mendes. Não tendo muitos vinhos para dar a provar trouxe uma especie de duas mini-verticais em branco e tinto incluindo amostras por engarrafar. Vinhos que mostravam um potencial de evolução muito interessante e como nos dizia o António Maria: "Eu tenho tempo"... O Raya Tinto é o único vinho produzido pela Horta de Gonçalpares e estava a prova uma vertical de 4 anos do vinho (2006 a 2009). Eu andava um pouco desavindo com este vinho pois tinha-o provado na primeira edição do Adegga Wine Market e este não me tinha entusiasmado por aí além. Seria ser o Raya 2006? Provavelmente, não me recordo. Mas por juventude, alguma característica anormal da garrafa provada ou por defeito meu, na altura não me agradou. Nesta prova os vinhos mostraram-se bastante elegantes e com potencial de evolução e reconciliei-me com o Raya. Fiquei mesmo um pouco triste quando soube que só existiriam umas dezenas de garrafas do 2006 que me pareceu ainda capaz de evoluir por largos anos.

Depois de nas minhas férias de Verão não ter conseguido provar como deve de ser os vinhos do Barranco Longo tive aqui a oportunidade de colmatar esta falha. Nos brancos gostei do Barranco Longo Grande Escolha 2010 e do Remexido, gostei mais do rosé "unoaked" do que o Oaked e nos tintos gostei do Barranco Longo Reserva Alicante Bouschet 2008.


Depois destes e de outros que para os quais não haveria espaço aqui para falar, terminamos com uma vertical de Porto Vintage do Portal que nos foi apresentada pelo Paulo Coutinho. Provamos os 2007, 2003, 2000, 1999, 1997 e 1995. Até ao 1999 apresentavam um perfil mais jovem e a partir daí notava-se uma mudança de perfil. Quando já pensava ter terminado a vertical perguntei se o vinho que estava a provar (o 1995) era o último e o Paulo Coutinho abanou a cabeça em sinal negativo e serviu-me um último vinho de um garrafa não rotulada. Intensamente jovem, imensamente divertido com um toque de bubble-gum, quase apetecia soprar para fazer um balão. O quer que fosse tinha de ser jovem e pecaminoso. E era... Era uma amostra de casco do Vintage 2012. Como o Paulo Coutinho dizia era quase um crime deixa-lo envelhecer... Era giro que fossem postas umas garrafas destas no mercado mas como o Paulo me relembrou não existe qualquer enquadramento legal para a comercialização de um vinho como este por não respeitar as regras de estágio minimo do Vinho do Porto. É pena...

E assim fechámos em grande o Adega Wine Market 2012. Não deixa de ser curioso que se no ano passado o meu grande destaque tenha ido para o vinho mais velho que alguma vez provei, o Ferreira Porto Vintage 1863, desta vez acabo por dar destaque a um dos mais novos que provei.

As edições do Adegga Wine Market para 2013 já estão marcadas para 29 de Junho e 7 de Dezembro e 2013 será também o ano da internacionalização deste evento estando previstas duas edições fora de Portugal, na Bélgica e na Suiça. O Adega Wine Market já ganhou claramente o seu espaço próprio no panorama dos eventos vínicos em Portugal. Depois de ter estado em todas as edições de Inverno, certamente voltarei pois este é um evento em que corremos o sério risco de ser surpreendidos...

Jamie Oliver - www.wook.pt

Divulgação: Pacote para Carnaval em Mendoza - Carnaval 2013 na Cidade do Malbec!

Nota de imprensa

Aproveite os Feriados de Carnaval para conhecer Mendoza, a terra do Malbec. A agência de enoturismo Malbec Symphony está apresentando este imperdível pacote turístico para desfrutar o Carnaval 2013 em Mendoza:

  • Transfer de chegada
  • Dia inteiro de visita a Vinícolas em Maipu, com almoço na Zuccardi
  • Dia inteiro de visita a Vinícolas em Vale de Uco, com almoço harmonizado em O Fournier
  • Transfer de saída


Programação do Pacote:

9 de Fevereiro – Transfer in

Transfer do aeroporto a hotel em Mendoza

10 de Fevereiro – Visita as Vinícolas de Vale de Uco

O Vale de Uco fica a 100 km da cidade de Mendoza, e está formado pelos departamentos Tupungato, Tunuyan e San Carlos. Á quase 1500 metros sobre o nível do mar, as cascas (peles) da uva podem ser até 15% mas largas, a cor e intenso, e os aromas minerais se intensificam nos vinhos desta região

Clos de los 7 – Visita a Monteviejo e Diamandes. Iniciado em 1998, o projeto do enólogo e consultor francês Michel Rolland prevê o lançamento de cinco vinícolas de vinhos de alta gama, em uma área de 850 hectares no Valle de Uco. Cada uma das vinícolas, capitaneadas por sete expoentes do mundo do vinho francês, produzirá um vinho distinto. Uvas selecionadas em todas as propriedades são utilizadas na produção de um corte comum a todos, o Clos de los Siete.


Almoço Harmonizado em O Fournier, com vinhos B Crux. Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes em La Consulta, a 1200m de altura, esta adega trabalha com uvas cultivadas em 94 hectares. Essas uvas são colhidas manualmente, e o processo de vinificação combina a tradição e a modernidade. A missão da Adega e Vinhedos O’Fournier é tornar-se os mais importantes vinicultores produzindo vinhos de alta qualidade na Argentina, explorando a competitividade imposta pelo solo, as condições climáticas específicas das regiões onde se encontram os vinhedos e o conhecimento enológico.


11 de Fevereiro – Visita a Vinícolas com almoço

Dia de Visita as vinícolas com almoço na Zuccardi. Maipú, Tradição & Sabores: Localizado a 20 km ao este da cidade de Mendoza, Maipu pertence à “primeira zona” pela produção de vinhos. Uma região tradicional, com construções de adobe e lindos pomares e oliveirais. O Azeite de oliva extra virgem de Maipu é um dos melhores do país.

Domaine St Diego. Pequena Bodega familiar y tradicional do reconhecido enólogo mendocino Angel Mendoza. Interessantíssima visita pelos vinhedos e vinícola com os donos. Degustação de espumante “Brut Xero”, “Pura Sangre” e o particular “Paradigma”, vinho de guarda sem envelhecimento em carvalho. A produção e mínima, e esses vinhos se conseguem somente na vinícola.

Visita a Trapiche. Um dos maiores produtores de Argentina, com 1000 hectares de vinhedo próprio distribuído ao longo do país, Trapiche é líder indiscutido em exportações, atingindo 80 países. A vinícola é impressionante, e sua visita será muito informativa, incluindo uma explicação do vinhedo biodinâmico.

Visita e almoço em Zuccardi. Família Zuccardi é uma das poucas vinícolas grandes que ainda pertencem à mesma família e de capitais Argentinos. Fazedores de grandes vinhos, pioneiros do enoturismo em Mendoza, sempre estão pesquisando uma inovação, um novo produto gourmet, sempre na vanguarda. A Casa Del Visitante, em Maipu, é o conhecido restaurante da vinícola, que oferece todos os dias da semana o churrasco mais famoso de Mendoza. Acompanhado por deliciosas empanadas, e os Azeites Extra Virgens este almoço será muito apreciado.



12 de Fevereiro - Transfer OUT

Transfer desde Hotel em Mendoza até Aeroporto.

Preços e Condições em http://www.malbecsymphony.com/

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Natural by Chakall - www.wook.pt

Supermercado Hua Ta Li

Atualmente até se consegue arranjar ingredientes para pratos asiáticos nos supermercados mas nem sempre os preços são bons nem a variedade é muito grande. Há uns anos atrás quando precisava de ingredientes para sushi ou para pratos asiáticos ia ao Exotic Asia Market que ficava ali para os lados de Sacavém. Entretanto fechou e tive de encontrar outro sítio para comprar ingredientes de origem asiática.


Eu sabia que ali para os lados do Martim Moniz havia uns supermercados asiáticos mas não sabia exatamente onde eram. Depois de deambular por ali durante algum tempo encontrei o Supermercado Hua Ta Li no lado norte da Praça do Martim Moniz.


Ali pode-se encontrar quase tudo o que é ingredientes asiáticos: massas (inclusivamente udon que não é fácil de encontrar), algas, cogumelos secos (em sacos grandes e bem mais baratos do que aqueles sacos minúsculos à venda nos hipermercados), gengibre (fresco, confitado, em pickles)... Bem, não consigo listar tudo... Há lá quase tudo e mais alguma coisa... Vão lá e vejam com o vossos próprios olhos...

Ingrediente Secreto - www.wook.pt

Divulgação: Curso de Culinária Macrobiótica com Natália Rodrigues e Marco Fonseca no IMP

Nota de imprensa

Todos temos a consciência de que aquilo que comemos influencia a nossa saúde e o nosso bem-estar.

No entanto, muitas vezes sentimos dificuldade em fazer uma alimentação correcta, alegando falta de tempo ou até mesmo de alternativas que permitam cozinhar de forma equilibrada e ao mesmo tempo saborosa.


Os nossos cursos breves de culinária pretendem desconstruir estes mitos, ajudando os participantes a descobrir que a cozinha saudável é muito mais fácil e praticável do que se julga. Para além de ser também deliciosa.

Em 5 aulas, os alunos aprenderão a cozinhar menus variados, feitos com ingredientes naturais e, em grande parte, biológicos.


Como escolher os melhores alimentos, quais os métodos culinários mais benéficos, como substituir a proteína animal por proteína vegetal, como adoçar as sobremesas sem o uso de açúcar... estes são apenas alguns dos tópicos a abordar.

Esta é uma excelente oportunidade para esclarecer todas as dúvidas sobre a prática correcta de uma alimentação equilibrada e perceber que, afinal, não temos que abdicar do prazer de comer quando fazemos escolhas saudáveis.

Próximas Datas:

Nível I

Fins de tarde - às quintas-feiras, das 19h00 às 21h30

  • De 21 de Fevereiro a 21 de Março
  • De 23 de Maio a 20 de Junho

Manhãs - de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h00

  • De 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro
  • De 6 a 10 e Maio


Nível II

Fins de tarde - às quintas-feiras, das 19h00 às 21h30

  • De 10 de Janeiro a 7 de Fevereiro

Manhãs - de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h00

  • De 11 a 15 de Março
  • De 17 a 21 de Junho

Manhãs - às quartas-feiras, das 10h30 às 13h

  • De 11 de Maio a 12 de Junho

Mais informações no site do Instituto Macrobiótico de Portugal

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Ervas Aromáticas na Cozinha - www.wook.pt
Follow my blog with Bloglovin