Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Vestigius

Portugal e Lisboa sempre foi uma ponte de culturas ao longo da sua história e se por um lado deixámos a nossa marca em quase todo mundo, por outro sempre assimilamos e integramos na nossa cultura influencias de todo o mundo por onde passamos. Lisboa sempre viveu a olhar para o mar tendo o Tejo como intermediário. O Vestigius é assim como um lisboeta a olhar para o rio e a sonhar com a lusofonia.

Vestigius - reservarecomendada.blogspot.pt

Virado para o rio no Cais do Sodré, um local de confluência de viajantes e de culturas, o Vestigius ocupa um espaço num antigo armazém chamado Armazém A. Pretende ser um espaço de cultura lusófona que tem no bar de vinhos a sua principal ancora mas com uma programação que passa pela música ao vivo, exposições de artes plásticas e até mesmo pela projecção de cinema. Têm ainda uma pequena biblioteca de livros antigos que abarcam a história de Lisboa, Portugal e dos países da CPLP, arte e poesia entre outros temas. No que diz respeito à sua vertente de restauração além do bar de vinhos, funciona também como bar de cocktails e é possível comer com uma oferta que vai desde as refeições ligeiras passando pelos petiscos e mini-pizzas com destaque para alguns pratos de cozinha angolana. Tendo como vizinhos o Ibo e o B.Leza, África promete tornar-se uma presença habitual no Vestigius.


A componente vínica do Vestigius está a cargo do João Chambel que tem à sua responsabilidade o serviço de vinhos e a gestão da garrafeira. A garrafeira é um dos ex-libris do espaço estando instalada numa antiga salgadeira do armazém sob o chão do armazém. Abre-se um alçapão e desce-se umas escadas para aceder a um espaço muito bem conseguido onde há inclusivé umas mesas sendo possível beber os vinhos ali mesmo. Nesta garrafeira podem encontrar-se algumas das grandes referencias vínicas nacionais complementadas por outras internacionais e algumas raridades. No dia em que lá fomos por ocasião da festa de inauguração brincávamos com o João comentando que a garrafeira era um bom sítio para fechar os turistas que saiam dos barcos de cruzeiro para os pôr a provar vinhos portugueses.


O espaço está muito bem decorado e muito bem conseguido. A temática náutica é uma das principais linhas condutoras da decoração sem no entanto se deixar cair no kitsch como muitas vezes acontece. O mobiliário é constituído por peças usadas restauradas pela própria equipa. Uma das peças mais bonitas é um grandioso lustre feito com cordame náutico. O Vestigius está aberto de Terça a Domingo partir das 11h fechando às 24h na Terça e na Quarta, às 2h de Quinta a Sábado e às 18h30 aos Domingos.


Aquilo que é uma das suas virtudes pode ser também um óbice, está virado para o rio e também está de costas para a cidade ficando assim um pouco longe da vista e da passagem. Esperemos que o apelo do rio possa ser o suficiente para garantir sucesso ao Vestigius. Um local para voltar com tempo para apreciar o espaço e o rio à beira de um copo de vinho.

Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin