Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Herdade das Barras no T'Chef

Às vezes é surpreendente como vemos partes, aparentemente desconexas, da nossa vida ligarem-se sem a nossa intervenção quase como se houvesse alguém por detrás dos bastidores a manipular a realidade como se esta não passasse de uma ficção para nos entreter. Este jantar vínico foi mais uns destes casos improváveis.

Eu e a Ana temos uma ligação bastante forte à Herdade das Barras devido à nossa amizade com o Pedro Duarte. Ultimamente não nos têm sido possível estar muitas vezes com o Pedro e um jantar vínico em Lisboa seria sempre uma boa oportunidade para conversarmos um bocadinho. Por outro lado o T'Chef é um restaurante em Telheiras que abriu no inicio do ano e no qual colabora o Bruno, um amigo da Ana. Sabendo do nosso interesse por vinho e gastronomia já nos tinha convidado para uma prova de vinhos da Quinta da Folgorosa que tinha servido como uma espécie de test drive para realização eventos vínicos no restaurante.

Herdade das Barras no T'Chef - reservarecomendada.blogspot.pt

A Elegantes Aromas que está associada ao negócio da distribuição de carnes para a restauração decidiu tentar capitalizar essa rede de distribuição com a distribuição de vinhos e o primeiro e até agora único produtor que escolheram para representar foi precisamente a Herdade das Barras. Da vontade da Elegantes Aromas de promover esta área de negócio e da vontade que existia no T'Chef de realizar ocasionalmente eventos vínicos surgiu este primeiro jantar vínico do T'Chef realizado com vinhos da Herdade das Barras. E assim se fechou o circulo.


O Restaurante T'Chef é o se poderia descrever como um restaurante de cozinha moderna com inspiração fundamentalmente mediterrânica e que tenta piscar o olho à cozinha de autor. A sua localização é um pouco ingrata pois Telheiras é um bairro residencial com bastante população e com um poder de compra acima da média mas que estando fora da baixa de Lisboa não é visto como destino para jantar e saídas noturnas pelos seus próprios habitantes. O espaço está bem conseguido esteticamente e apesar da sala ter um formato irregular isto acaba por proporcionar alguns recantos adequados a pequenos grupos. A complementar a sala há também uma espécie de jardim de inverno que pode ser usada para grupos um pouco maiores.

A comandar a cozinha desde o Verão está o Natanael Silva, um chef jovem e que parece ter sangue na guelra e que era sub-chefe do chef Gemelli quando este encerrou o seu restaurante há cerca de um ano atrás. No T'Chef tenta-se ter menus de almoço a preços acessíveis que sejam atrativos para quem trabalhe na área e à noite subir um pouco o nível com pratos mais refinados e menus de degustação de maneira a começar a ser visto como uma opção para um jantar mais sofisticado e intimista.


Começamos com os Raviolis de Massa Wonton com Legumes e Molho Tzatziki que era acompanhado pelo Serros da Mina Viogner 2012. Um prato leve e agradável em que o acidez do tomate dava a frescura ao conjunto combinado bem com o molho Tzatziki. O molho Tzatziki é um molho grego feito com iogurte que recentemente tenho vindo a encontrar com alguma frequência a dar um toque diferenciador aos pratos beneficiando da pouca divulgação da cozinha grega em Portugal. Temo que se vá tornar um cliché mas por enquanto ainda é uma "novidade" interessante. Relativamente ao vinho tivemos a oportunidade de provar em primeira mão a edição de 2012 do Serros da Mina Viogner, com uma cor amarelo pálido e muito exuberante no nariz com aromas a ananás e limão. Na boca mostrava uma boa acidez, mais contida do que na edição de 2011. Este Viogner apresenta algumas características que tenho vindo a encontrar com frequência nos brancos de 2012 sendo exuberantemente florais e frutados. Eu pessoalmente gosto mais de mineralidade e acidez e por isso prefiro o perfil da edição de 2011 embora me pareça que o 2012 é mais consensual e apelativo à maioria dos apreciadores. Ligou bastante bem com a frescura do prato.


De seguida chegou o Risotto de Citrinos com Rolinho de Robalo em Manteiga de Tomate Seco acompanhado pelo Herdade da Barras Branco 2007. Este prato correu um bocadinho mal, não o desenho do prato mas num dos pormenores da execução dos pratos que chegaram à nossa mesa. Pelo que viemos perceber, noutras mesas isso não teria acontecido. O peixe estava demasiado mal passado, mesmo para mim que gosto do peixe o menos cozinhado possível mas o incrível é que apesar disso, o risotto e o tempero do próprio peixe estava tão bem conseguido que quase conseguiu disfarçar este erro. O risotto foi feito com o vinho harmonizado, alias todos os pratos usaram os vinhos harmonizados na execução da receita o que valorizou o menu e elevou ainda mais o conceito de jantar vínico. O Herdade das Barras Branco 2007 apresentava um cor dourada brilhante e com um aroma a melão maduro. A acidez não era muita mas estava muito meloso na boca. Gostei mais dele agora do que há anos atrás em que o achava ligeiramente enjoativo. Perdeu esse travo enjoativo e tornou-se num belo branco de inverno.


O prato de carne era a Vitela Estufada em Vinho das Barras, Arrozinho de Enchidos que foi harmonizado com o Herdade das Barras Tinto 2006. A vitela foi cozinhada a baixa temperatura no próprio vinho com que foi acompanhada e desfazia-se na boca juntamente com o arroz de enchidos. O Herdade das Barras Tinto 2006 apresentava uma cor ruby escuro e um ligeiro aroma terroso. Nota-se ligeiramente o perfil vegetal do Cabernet Sauvignon e têm uma boa acidez. Já têm 7 anos de vida mas parece ainda ter bons anos de vida pela frente.


Como sobremesa tínhamos a Pera Bêbeda em Vinho das Barras e Especiarias sobre o seu Granizado e Gelado que tinha sido feita com Serros da Mina Tinto 2007. As peras eram pequenas e bastante doces foram só ligeiramente embedadas numa redução de vinho tinto feita com o Serros da Mina. Essa redução era depois servida sob a forma de granizado para acompanhar a pera e uma bola de gelado. O granizado estaria um pouco doce demais mas funcionava bem como acompanhamento da sobremesa. Uma sobremesa clássica com um toque criativo, muito bem executada e a beneficiar da grande qualidade dos ingredientes usados.

O T'Chef revelou-se um restaurante que pode constituir um boa opção para quem quiser comer uma boa refeição com um toque de sofisticação sem gastar muito dinheiro. Este jantar vínico saiu bastante valorizado pela utilização dos vinhos harmonizados na execução de todos os pratos. Isto não é habitual e pareceu-me uma aposta ganha. Todos os pratos estavam bastante bem conseguidos e não fosse o problema do ponto de cozedura do peixe e pouco haveria a apontar. A relação qualidade-preço é muito boa sendo difícil pedir mais pelos 20€ deste menu. O chef Natanael Silva mostra criatividade e boa técnica e penso que valerá a pena seguir o seu trabalho. A sala estava completa o que dificultou um pouco as coisas para quem estava a fazer um primeiro jantar vínico e haverá alguns aspetos a melhorar mas não será nada que o tempo e a experiência não cure. Um restaurante a ter em conta.

wook é uma oferta?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin