Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Quinta da Viçosa 2011

Uma das estratégias dos produtores portugueses para tornar apelativos os vinhos portugueses fora de Portugal têm sido a utilização de Cabernet Sauvignon nos lotes do vinhos tintos. O Cabernet Sauvignon é uma casta característica de Bordéus e será uma das castas mais reconhecida e utilizada internacionalmente. Eu confesso que não sou grande fã de vinhos em que os aromas do Cabernet Sauvignon são demasiado óbvios mas isso parece-me acontecer fundamentalmente em vinhos jovens atenuando-se essa exuberância com o passar do tempo. É sem dúvida uma casta com um grande potencial de envelhecimento e das mais usadas em vinhos de topo internacionalmente. Aqui o Cabernet Sauvignon surge associado à Touriga Nacional que é por sua vez a casta que mais têm sido usada como bandeira dos vinhos portugueses. Uma combinação curiosa e ainda mais por ter sido nascida no Alentejo, não sendo nenhuma destas castas característica desta região.

Quinta da Viçosa 2011 - reservarecomendada.blogspot.pt

Com uma cor granada e quase opaco, no nariz os aromas a pimentos, característicos do Cabernet Sauvignon, são bastante óbvios. Na boca mostra-se algo vegetal devido à sua juventude e algo marcado pelo Cabernet Sauvignon. Apresenta uma acidez muito viva que lhe deve garantir a longevidade. É um grande vinho mas bastante jovem e o tempo será bom conselheiro. O tempo irá amacia-lo e penso que as duas castas deverão casar melhor deixando o Cabernet Sauvignon de se impor tanto como o faz agora. Se o abrirem agora penso que beneficiará de ser decantado de maneira a tirar-lhe um pouco da sua exuberância e doma-lo um pouco.

O vinho provado foi gentilmente oferecido pelo produtor.

wook é uma oferta?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin