Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Túberas: As Trufas Alentejanas

As túberas ou túbaras é uma variedade de trufas existente com uma certa predominância no Alentejo e no Ribatejo. São aromaticamente menos intensas que as trufas, tendo um sabor bastante suave e delicado. As túberas são um segredo bem guardado e a maioria dos portugueses desconhece esta iguaria. O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar.



No ano passado devido ao inverno ter sido menos chuvoso a únicas que comi foram umas que nos tinham oferecido congeladas no ano anterior mas este ano com um inverno mais chuvoso já conseguimos arranjar frescas. A época da apanha das túberas começa normalmente no final de Fevereiro e termina no início de Maio.



Normalmente quem as apanha fá-lo para consumo próprio, congelando-as quando não são consumidas nos dias imediatos à apanha. Por vezes é possível encontrarem-se à venda embora não sejam fáceis de encontrar. Os meus pais têm conseguido compra-las por 10-15€ o quilo dependendo da qualidade. As túberas embora sejam da família das trufas são bastante menos intensas que estas e por isso deve-se ter alguns cuidados na sua preparação. Fundamentalmente devem ser combinadas com ingredientes cujos aromas não sejam muito fortes de modo a que os seus aromas delicados não sejam ofuscados.



O modo de preparação tradicional das túberas no Alentejo é com ovos mexidos. Devem ser lavadas e descascadas tendo cuidado para remover todos olhos escuros que fiquem pois provavelmente terão terra. As que não sejam consumidas nos dias imediatos à apanha devem ser congeladas depois de descascadas. Cortar em fatias finas como se fossem batatas para fritar às rodelas. Saltear as túberas em azeite até estarem passadas, juntar ovos batidos com sal (eventualmente um pouco de pimenta) e envolver. Ter cuidado para não deixar passar demasiado os ovos. Servir sobre uma fatia de pão torrado.



Por vezes faço uma pequena variação desta receita em que salteio cogumelos brancos (também chamados de cogumelos de Paris) juntamente com as túberas. Os cogumelos brancos são quase neutros em termos de sabor mas dão estrutura e volume permitindo os sabores das Túberas continuarem a sobressair.



Juntar cogumelos com sabores mais intensos ou outros produtos como bacon ou ervas não será normalmente uma grande ideia. Qualquer sabor mais intenso poderá sobrepor-se ao sabor das túberas. Recentemente tinha por aqui uns restos de lombo de porco e de frango assado que cortei em fatias e fiz com ovos. Juntei duas destas túberas que usei quase como tempero. Não correu mal mas o sabor das túberas acabou por passar um pouco para papel secundário como de resto esperava.

Cozinha para todos - www.wook.pt

17 comentários:

  1. Vendo tubaras de qualidade contacto 969158436

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tubaras são "espontâneas"? Ou necessitam plantação? Dão-se no concelho de Coimbra Portugal? Muito grata, desde já, por uma resposta.

      Eliminar
    2. é muito dificil a sua plantação, embora na universidade de Evora já tenham tentado fazer essa mesma cultura.
      Que eu saiba não existem em coimbra

      Eliminar
    3. é muito dificil a sua plantação, embora na universidade de Evora já tenham tentado fazer essa mesma cultura.
      Que eu saiba não existem em coimbra

      Eliminar
    4. ola sr. felicidade
      ainda vende tuberas? gostava de comprar telef. 938359343
      muito obrigado
      maria manuel ferreira antunes

      Eliminar
  2. Prepao-as assim. frios em azeite, faço antes um refogado de cebola picada, salsa ou coentors, pimenta, salqb, ervilhas. Depois misturo tudo e tacho com ovos mexidos, vou mexendo e fica pronto.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    tem aparecido algumas espécies de cogumelos no meu quintal.
    A "casca"é acastanhada e dentro, uma bolas pequenas brancas , com liquido viscoso.Um jardineiro, diz que são trufas, outro diz que não.
    Tambem tem aparecido espécies com o formato do sexo masculino.
    Podem por favor informarem-me?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beatriz,

      A sua descrição não parece corresponder ao que conheço acerca de tuberas ou trufas. Diria que não me parece que sejam. De qualquer maneira caso não tenha a certeza absoluta do que é e que não é venenoso NUNCA deve comer qualquer dessas "trufas" ou cogumelos que encontre. É muito perigoso comer cogumelos não sabendo o são e por vezes mesmo apanhadores experientes podem ser enganados em casos que a identificação é mais difícil.

      Saudações,

      Rui Barradas Pereira

      Eliminar
  4. I have been visiting your recipe blog from past 3 months. The way of recipe tips looks to be easy for all readers. I would personally recommend our blog visitors to subscribe to obtain useful posts like this periodically. Particularly post on "Túberas: As Trufas Alentejanas" is awesome. Get in touch with us via our websites vegetarian restaurants nellore | vegetarian restaurant at salem

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz mas hoje compreive vou exprimentar com ovos deve sair bem e saboroso sou alentejana gosto dessas coisas

    ResponderEliminar
  6. Sou trufeiro de profissao desde a varios anos.tenho trufas brancas para venda. 920142326

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Como é que se pode fazer para comprar as tubras? O preço se faz favor.Obrigada

      Eliminar
  7. Como comprar as trufas alentejanas e aonde encontro

    ResponderEliminar
  8. Vende-se Tuberas de Qualidade na zona de Coruche contacte: 938866955

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin