Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Quinta da Ponte Pedrinha Branco 2006

Acho que primeira pessoa que me falou da Quinta da Ponte Pedrinha terá sido o Agostinho. A quinta não ficaria muito longe da casa dos pais dele e por isso conhecia bem a quinta. Assim quando encontrei esta garrafa no Leclerc do Entroncamento, chamou-me a atenção. A minha curiosidade ficou definitivamente desperta com o facto de ser um branco com 6 anos e que custava um pouco menos de 4€. Por isso, decidi junta-la às outras garrafas que trouxe dessa minha aventura pela terra dos fenômenos.


Abri a garrafa há uns dias atrás. Revelou-se muito tímido na abertura com uma acidez muito contida. Agradável mas um pouco curto. Bem, pensei, para um vinho branco com 6 anos, não está nada mal mas não marca a memória, talvez tivesse sido melhor bebe-lo mais novo... Mas ao longo da refeição ele foi acordando do seu sono e a acidez característica dos brancos do Dão foi-se revelando, crescendo notoriamente em frescura e longevidade na boca. No fim da refeição já parecia que tinha valido a pena esperar. Só se bebeu meia garrafa nessa refeição e ficou para o dia seguinte o resto. No dia seguinte este vinho estava ainda mais interessante e vivo. Quando terminamos a garrafa já classificaria este vinho como exuberante…

Já não é a primeira vez que me acontece isto com vinhos brancos e em especial vinhos brancos mais velhos. Revelam-se tímidos e curtos na abertura da garrafa e durante a refeição vão progressivamente revelando o seu verdadeiro carácter crescendo em acidez e complexidade. É curioso, pois não é uma coisa que se espere de vinhos brancos, que normalmente não parecem necessitar de uma oxigenação tão grande para relevar o ser verdadeiro caráter.

E assim tive a oportunidade de provar um grande vinho branco com 6 anos que dificilmente se encontrará no mercado, por menos de 4€. Até agora nas compras que fiz no Entroncamento ainda estou a perder, pois em 3 garrafas que abri esta foi a primeira que me encheu as medidas. Nesta contenda o tempo está ainda a ganhar ao vinho por 2-1. Mas ainda estou com a esperança de dar a volta ao resultado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin