Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Qosqo

Não foi a primeira vez que entrei nesta casa, mas da outra vez em que tinha passado por aqui era um restaurante indiano. Até não era mau, e eu até não sou grande fã de indianos. A comida parecia bastante autentica embora tudo parecesse um pouco amador. Há uns meses atrás ouvimos falar do Qosqo e percebemos que tinha herdado o espaço desse indiano por onde tínhamos passado há alguns anos.

O Qosqo é um restaurante peruano e tanto quanto sei será o único em Portugal. Assim a curiosidade levou-nos lá há uns tempos atrás para experimentar com uns amigos. Não têm exatamente uma carta, pelo menos, não tinham quando lá fomos. Na ardósia por cima do balcão estão os pratos disponíveis no dia. A ementa não tinha muitos pratos e estes parecem variar ligeiramente de dia para dia.


Pisco Sour


Cusqueña

Para começar é indispensável provar o Pisco Sour e a Cusqueña. O Pisco Sour é um cocktail peruano que usa como ingredientes principais aguardente peruana (chamada Pisco) e sumo de lima. Existe uma versão chilena com o mesmo nome mas ligeiramente diferente na sua preparação e ingredientes. Faz lembrar vagamente os sabores de uma margarita embora o único ingrediente em comum seja mesmo a lima. A Cusqueña é uma cerveja peruana muito interessante. Quem quiser, até poderá acompanhar a refeição com o Pisco Sour ou a Cusqueña mas nós preferimos continuar com vinho.

Também não há carta de vinhos. Aliás, não faria muito sentido que houvesse pois os vinhos disponíveis são dois: um branco e um tinto. Quando lá fomos eram dois vinhos que eu denominaria de escolhas seguras e que cumprem bastante bem a função. O tinto era D. Ermelinda e o branco Planalto. Uma coisa que talvez fosse de rever são os copos. São usados para o vinho os mesmos copos cilíndricos com pé que também são usados para o Pisco Sour que não serão os ideais para vinho.


Causa de Atum

Dado que o número de pratos não é muito grande e eramos 6 pessoas deu para pedir todos os pratos que estava disponíveis nesse dia e dividir entre todos. Começamos com as Causas que nesse dia eram vegetarianas e de atum. As Causas são bolinhos de batata a que são acrescentados outros ingredientes que lhes vão dar o nome. Uma entrada simples mas agradável e ótima para partilhar. De uma outra vez que passamos por lá havia também empanadas, muito boas por sinal.


Tiradito al Apio


Ceviche Classico

Os pratos que foram as estrelas da noite foram o Tiradito al Apio e o Ceviche Classico. Peixe de qualidade, muito bem temperado e apresentado. Estes dois pratos justificam por si só a visita ao Qosqo. Acabámos por repetir tanto um como o outro.


Chaufa de Mariscos


Lomo Saltado

Nesse dia havia também Chaufa de Mariscos e Lomo Saltado que pedimos também para dividir entre todos como tínhamos feito com todos os outros pratos. Bons pratos, um pouco mais robustos e que complementam bem o Tiradito al Apio e o Ceviche que são mais leves. Mas acabaram por ficar um pouco em segundo plano quando comparados com estes.


Arroz Con Leche Futrado

Provamos também o Arroz Con Leche Futrado, uma especie de arroz doce com fruta, um pouco menos doce que o nosso Arroz Doce. Neste campo enfrentam competição difícil... Não consegui evitar a comparação com o Arroz Doce da minha mãe... Terminámos com um café gelado. Como este café gelado normalmente já vêm com açúcar pedimos para prepararem sem açúcar. Isto pode não ser uma decisão muito sensata pois este café gelado leva sumo de lima tornando-se ainda mais amargo. Fiquei na dúvida se seria melhor com ou sem açúcar.

O Qosqo revelou-se um restaurante muito interessante. Pratos simples mas muito bem confecionados e que parecem dar uma boa amostra da cozinha peruana. O tipo de pratos e a informalidade do serviço presta-se muito a que se partilhem os pratos de modo a poder provar várias coisas. O preço é adequado. Voltarei certamente mais vezes pois o Tiradito al Apio e o Ceviche são pratos irresistíveis. Para jantar convém reservar pois sala não é grande embora tenha uma segunda sala na cave.

Natural by Chakall - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin