Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Zambeze

Na passada edição da Lisboa Restaurant Week aproveitei para ir a dois restaurantes. De um deles não irei falar pois não merece a pena, o outro foi o Zambeze. O Terraço do Mercado do Chão do Loureiro é um local especial para mim não só pela vista maravilhosa que têm da cidade de Lisboa mas em também porque durante muitos anos realizava-se neste terraço um arraial de Santo António que foi muitas vezes o destino final da minha noite de Santo António.


Desde há uns anos que este arraial se deixou de realizar. Certamente que razões de segurança pesaram nesta decisão pois um terraço não parece o sítio mais seguro para um arraial de Santo António, mas fundamentalmente terá sido a remodelação do edifício do mercado a principal razão. O edifício remodelado aloja agora um supermercado, um parque de estacionamento e um espaço de restauração no terraço. Passou também a ser ponto de passagem para os turistas a caminho do castelo de S.Jorge pois podem usar o elevador panorâmico para aligeirar a subida.


Pelo terraço já tinha passado outro projeto com uma vocação mais de cafetaria/esplanada que, dizem-me, era bastante agradável mas nunca tive a oportunidade de visitar. Após as obras, o terraço ganhou uma zona de restauração fechada que foi concessionada à Visabeira. A Visabeira Turismo têm um forte presença em Moçambique e fruto dessa ligação fez uma parceria com o Turismo de Moçambique, as Linhas Aéreas de Moçambique e os Aeroportos de Moçambique para a exploração do Zambeze o terraço do Chão do Loureiro.


Assim nasceu um restaurante que diz recuperar a melhor tradição gastronômica beirã, recriada na sua apresentação e com a fusão surpreendente de sabores africanos. Parece estranho, não parece?... Se eu já estava com vontade de regressar ao terraço do Chão do Loureiro, esta descrição aguçou a minha curiosidade. Assim a Lisboa Restaurant Week pareceu uma boa oportunidade para conhecer o Zambeze.


No fim de contas a coisa é um pouco mais simples de que a descrição parece fazer crer. A carta é constituída por três tipos pratos: pratos beirões, pratos moçambicanos e alguns pratos de outras origens. Não parece existir uma verdadeira fusão entre a cozinha beirã e moçambicana mas uma coexistência de pratos de duas origens específicas complementados com alguns outros pratos de origens diversas. Se calhar é melhor assim... A fusão entre a cozinha da Beira e Moçambique não parecia exatamente uma combinação fácil.

O Zambeze funciona simultaneamente como restaurante na sala e cafetaria na esplanada tendo cartas separadas para cada serviço embora os pratos da carta do restaurante estejam disponíveis na esplanada caso o cliente assim o deseje. À chegada uma nota moçambicana com a Mandioca Frita que estava bastante agradável.


O menu da Restaurant Week era constituído por pratos da carta normal sendo constituída por uma entrada, dois pratos em opção e sobremesa. A entrada eram Cogumelos salteados com linguiça, os pratos eram Peixe ao Lumbo e o Arroz de Cabrito com Castanhas e a sobremesa era o Buffet de Sobremesas. Assim este menu tinha a representar Moçambique o prato de peixe e as Beiras estavam representadas pelo prato de carne.





O registo é de comida tradicional com uma apresentação mais cuidada. As quantidades são generosas sendo os pratos bem confecionados com sabores clássicos. Pratos robustos e saborosos. Uma expressão um pouco abusiva que está na berra mas que transmite bem aquilo que é a cozinha do Zambeze é real food. Os preços fora da Restaurant Week parecem adequados. Certamente voltarei para provar algumas das especialidade beirãs e moçambicanas que me chamaram a atenção na carta.

Sabores de África - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin