Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Os Fenômenos do Entroncamento

Todos nós já ouvimos falar dos fenômenos do Entrocamento. Ele é a melancia gigante, ele é a couve com 10 metros de altura. Há uns dias fui a um aniversário no Entroncamento e foi a minha vez de me abismar com um destes fenômenos do Entroncamento. A meio da tarde eu e Ana fomos ao Leclerc comprar uns iogurtes para o Guilherme e como sempre faço, fui dar uma vista de olhos às prateleiras dos vinhos.

Ao lá chegar devo ter atravessado um vórtice temporal que me transportou para a Twilight Zone... Nas prateleiras, metade dos vinhos tinha mais de 5 anos e nos tintos havia dezenas de vinhos anteriores a 2005. Esfreguei os olhos... Mas sim, estava a ver bem...

Nunca tinha visto tal coisa num hipermercado, dezenas e dezenas de vinhos com mais de 3 anos. Vinhos que já não se encontram facilmente no mercado entre os quais algumas marcas de referência do mercado. Cheguei a ver na prateleira um tinto de 1990 e um branco 1995... Não sei se isto é assim em todos os Leclerc's ou se é só neste. Mas confesso que não consegui perceber a razão haver tantos vinhos com mais de 5 anos nas prateleiras. Eu percebo que umas caixas possam ficar esquecidas nos armazéns e depois colocadas nas prateleiras. Mas nesta quantidade das duas uma: ou compraram demasiado vinho em determinada altura que nunca conseguiram escoar ou andam a comprar tudo o que são stocks de vinhos mais velhos... Não sei...

Como não sabia qual o estado dos vinhos fui bastante contido e limitei-me a comprar algumas curiosidades com preços entre 3€ e 10€. Menos de 40€ em 6 garrafas. Mas acho que se morasse por ali perto era desta que passaria a beber quase exclusivamente vinhos tintos com mais de 10 anos e brancos com mais de 5 anos...

Os Fenômenos do Entroncamento - reservarecomendada.blogspot.pt
Sogrape Reserva Douro Tinto 2002
Sogrape Reserva Bairrada Branco 2001
Quinta da Ponte Pedrinha Branco 2006
Calços do Tanha Tinto 2005
Casa de Saima Tinto 2003
Casa de Saima Reserva Tinto 2003

Entretanto já abri uma delas que não me agradou nada... Alias esse dia não correu nada bem neste capitulo pois também a abri uma das garrafas compradas na Feira de Vinhos Antigos da GN Cellar em que o tempo tinha ganho ao vinho. O score está agora em 1 a 1. Mas não falemos de coisas tristes...

MasterChef - www.wook.pt

4 comentários:

  1. Também já me apercebi desse fenómeno noutros Leclerc do pais. Talvez não tão velhos mas com uma selecção mais cuidada e original que os restantes hipermercados.

    Talvez passe também pela política deles aproveitar para vender esses vinhos mais velhos em que quase mais ninguém pega. Ainda bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que os comprem mais baratos aos produtores que já não os conseguem escoar pelos canais normais e assim conseguem uma margem ligeiramente maior e atrair alguma clientela pela originalidade.

      Tenho de dar um salto ali ao Leclerc da Bobadela para ver como é ali.

      Eliminar
  2. Sou cliente desse Leclerc e as experiencias que tive com esse Casa de Saima por exemplo foram péssimas. Todavia no Natal passado comprei 3 garrafas de Porto Portal Vintage 2004 a 12 € cada e as duas que já bebi estavam excelentes.
    Esses vinhos têm alguns anos porque estam lá há bastante tempo e não têm rotação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Casa de Saima Reserva 2003 gostei (http://reservarecomendada.blogspot.pt/2012/11/casa-de-saima-reserva-tinto-2003.html), o corrente não gostei. Estava no limiar do bebível. Com vinhos como estes é sempre uma incerteza o estado em que estarão mas eu não me canso de arriscar. Às vezes compensa...

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin