Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Concours Mondial de Bruxelles 2012

O Concurso Mundial de Bruxelas é um do maiores concursos internacionais de vinhos realizando-se todos os anos por esta altura do ano. Apesar de ter Bruxelas no nome, desde 2006 que é itinerante realizando-se numa cidade europeia diferente todos os anos. Em 2006, quando se realizou pela primeira vez fora da Bélgica, as provas realizaram-se em Lisboa e este ano regressou a Portugal tendo-se realizado em Guimarães no início deste mês.

Neste tipo de concursos os produtores submetem amostras dos seus vinhos que são classificados por um painel de jurados. Dependendo da sua classificação são atribuídas medalhas. No concurso de Bruxelas são atribuídas 3 tipos de medalhas:

Grande Medalha de Ouro - 92,5 a 100 pontos
Medalha de Ouro - 87 a 92,4 pontos
Medalha de Prata - 84 a 86,9 pontos

Os resultados deste tipo de concursos devem ser sempre vistos à luz de três factos: só participam os vinhos inscritos pelos produtores, normalmente os produtores não inscrevem os vinhos mais reputados nestes concursos pois um mau resultado poderia prejudicar a reputação desses vinhos e finalmente a classificação dependerá sempre das preferências do painel de prova. Este último facto é normalmente relativizado pelo facto de os painéis de prova serem constituídos por centenas de provadores.

Os resultados do concurso foram divulgados à 2 dias tendo os vinhos portugueses obtido resultados bastante bons tendo inclusive o vinho Poliphonia Signature Alentejo Tinto 2008 ter sido considerado o melhor vinho tinto do concurso. Alem deste vinho mais 9 vinhos portugueses ganharam a Grande Medalha de Ouro. A Medalha de Ouro foi obtida por 93 vinhos portugueses enquanto 194 ganharam a Medalha de Prata.

Vinhos Portugueses com Grande Medalha de Ouro
Cardal Tejo Tinto 2010
Encostas de Estremoz Reserva Alentejo Tinto 2009
Herdade das Servas Touriga Nacional Alentejo Tinto 2008
Monsaraz Premium Alentejo Tinto 2008
Monte das Servas Colheita Seleccionada Alentejo Tinto 2009
Palpite Alentejo Tinto 2008
Poliphonia Signature Alentejo Tinto 2008
Portal da Águia Tejo Tinto 2010
Quinta da Lagoalva Castelão & Touriga Tejo Tinto 2010
Quinta S. João Batista Tejo Tinto 2010

Os resultados podem ser consultados no site do concurso.

1 comentário:

  1. Mais uma vez os vinhos portugueses se afirmam mundialmente como a melhor relação custo/beneficio do panorama vincula internacional.

    Pedro Trepa
    Vitoria, E.S.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin