Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Cursos Vínicos

Qualquer apreciador de vinho mesmo não tendo pretensões muito sérias sentirá a necessidade de conhecer melhor o vinho de modo a conseguir apreciar e conhecer melhor os vinhos que prova. A não ser que tenha profissionais amigos ou familiares que possam ensinar as bases da prova informalmente, a melhor maneira será fazer um curso de iniciação à prova também conhecido como curso de nível I.

Nestes cursos é normalmente feita uma introdução sobre o processo de produção do vinho e os passos da prova são explicados. Normalmente estes cursos incluem a prova de um número considerável de vinhos diferentes e por vezes incluem o jantar durante as sessões do curso. Este tipo de cursos permite conhecer as bases da prova de vinhos indispensáveis a qualquer apreciador de vinhos. Estes cursos costumam ser um pouco caros mas quando bem organizados são uma experiência enriquecedora e valem o dinheiro que custam.

Pode parecer um pouco pedante achar que é necessário ter de fazer um curso de vinho para nos ensinarem a gostar de vinho mas não tenham dúvidas que estes cursos ajudam a perceber melhor o vinho, ensinam-nos alguns truques para provar melhor o vinho e as razões porque gostamos mais de certos vinhos e menos de outros. Só por si a informação acerca do processo produtivo do vinho e sobre o modo correto de servir o vinho podem valer a pena a experiencia.

Duas entidades reputadas no meio vínico que têm vindo a organizar cursos vínicos são a Essência do Vinho e a Revista de Vinhos. A Essência do Vinho na sua Escola já vinha a realizar à algum tempo cursos no Porto e começou recentemente a organizar também cursos em Lisboa. A Revista de Vinhos também parece quer apostar na formação com a sua Academia da Revista de Vinhos embora de momento não pareça ter cursos agendados.

Os Goliardos costumam realizar cursos com bastante regularidade. Têm um curso básico de 2 horas que têm a vantagem de ser muito barato (20€) e um curso nível I que é um pouco caro mas têm 18 horas incluindo jantar durante as sessões do curso.

Recentemente o portal Maria João Almeida e a vinho.tv também começaram a organizar cursos vínicos em Lisboa. Têm 5 tipos de cursos: Expresso, Nível I, Nível II, Nível III e Profissional. Os cursos de nível I e II são realizados com regularidade tendo sido agendadas várias edições destes cursos durante o primeiro semestre de 2012.

Ao nível de cursos certificados a autoridade certificadora mais reconhecida é a WSET (Wine & Spirits Education Trust) que certifica cursos de 5 níveis destinados principalmente a um público profissional. Em Portugal a única entidade formadora que pode realizar cursos WSET (nível 1 e 2) é a Academia do Vinho, embora não me tenha sido possível determinar se têm de momento cursos agendados.

Na página Cursos Vínicos pode encontrar uma lista de entidades que regularmente ou ocasionalmente realizam cursos de vinhos. Em alguns casos são empresas que prestam formação nesta área e podem organizar cursos à medida em qualquer local do país para empresas ou instituições que pretendam providenciar este tipo de atividade aos seus colaboradores.

Por vezes em alguns eventos vínicos são organizadas sessões gratuitas que constituem um curso básico de iniciação à prova e que podem ser uma boa base para começar. As provas temáticas ou organizadas por produtores em eventos vínicos apesar de serem bastante interessantes por permitirem conhecer melhor diferentes tipos de vinhos nem sempre constituem uma boa base pois normalmente assumem um conhecimento básico sobre vinhos e sobre a prova.

Um curso de vinhos pode ser uma ótima maneira de melhorarem as vossas experiencias vínicas. Caso não estejam seguros que vale pena gastar muito dinheiro por um curso destes comecem por um curso curto de 2 ou 3 horas que deverá custar cerca de 20€ e depois decidam se vale a pena investir num curso mais longo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin