Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Arroz Doce

O Arroz Doce deve ser um dos doces típicos portugueses mais abrangente geograficamente sendo comum encontrá-lo de Norte a Sul de Portugal sem ser óbvia uma região onde seja mais predominante. A sua abrangência não se limita mesmo ao território português pois por todo o mundo se encontram receitas doces tendo por base arroz cozido em água ou leite. Sendo o arroz uns dos cerais mais consumidos em todo o mundo, acaba por não ser uma surpresa a sua incorporação nas sobremesas de todo o mundo.



Esta receita não será ser muito diferente de muitas outras receitas portuguesas que se podem encontrar na net. O que ela tem de especial é que é a receita da minha mãe. Eu fiz-lhe umas pequenas adaptações em termos de processo sem alterar em nada as proporções e os ingredientes.

Aquecer previamente água. Colocar uma chávena de arroz carolino, um pau de canela, uma casca de limão, uma colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal numa panela e cobrir o arroz com a água quente. Deixar levantar fervura e manter a ferver em lume brando. Entretanto deverá aquecer 1 litro de leite gordo para adicionar ao arroz quando toda a água tenha sido absorvida pelo arroz. Vá mexendo de vez em quando. Após o arroz estar cozido juntar um pouco mais do que uma chávena de açúcar e deixar cozer por mais alguns minutos. O açúcar só deve ser adicionado após o arroz estar cozido pois diz-se que se for adicionado antes disso o arroz não ficará bem cozido.

Após o arroz estar cozido poderá acrescentar uma gema de ovo para dar uma cor mais amarelada e menos esbranquiçada ao arroz. Este não é um passo essencial pois não acrescenta assim tanto em termos de aspeto e em termos de sabor não acrescenta quase nada. Mas se o fizer há que ter cuidado para que a gema não coza antes de ficar misturada de modo homogêneo com o arroz. Retirar um pouco do arroz doce para uma tijela, deixar arrefecer um pouco, juntar a gema e rapidamente envolver a gema e o arroz doce de modo a ficar com um aspeto homogêneo. Juntar a mistura de arroz doce com a gema com o resto do arroz na panela mexendo para que para que fique bem misturado.

Colocar em taças individuais ou numa travessa e decorar com canela em pó. Deixar algumas taças sem canela ou decorar só na altura de servir não vá algum dos seus convidados não gostar de canela. Eu recomendo que seja colocado no frigorífico e seja servido fresco pois acho que o frio torna esta sobremesa um pouco mais leve e ainda mais agradável.

Flagrante Delícia - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin