Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

O Maior Evento Gastronómico e Vínico de 2011

Decorreu na última semana de 2011 o maior e melhor evento gastronómico e vínico de 2011. Aconteceu na casa de cada um de nós o Natal e Ano Novo que são uma ótima oportunidade de partilharmos com a nossa família e amigos os vinhos e a comida que gostamos. No meu caso o Natal foi passado em família e o Ano Novo com amigos tal como têm sido hábito desde há muitos anos. Desde há alguns anos que aproveito estas ocasiões para partilhar com a minha família e amigos alguns dos vinhos que me vão passando pelas mãos.

Nos últimos anos minha família têm vindo a reinventar a ceia de Natal e este ano abolimos o bacalhau cozido. Neste momento a "tradição" familiar consiste em Patas de Caranguejo Real e Bacalhau com Broa que tiveram como acompanhantes imprevistos umas Lagostas Cozidas e um Leitão Assado. Pode parecer obsceno numa altura como esta andar a gastar dinheiro nestes mariscos tão opulentos mas o que é certo é que as Patas de Caranguejo e as Lagostas cozidas e congeladas são vendidas a preços por quilo muito semelhantes e às vezes mais baratos que o camarão de qualidade. Alem disto é melhor aproveitar enquanto a troika ainda nos deixa... As sobremesas eram entre outras as filhoses, o inevitável Bolo Rei do Galeto, um dispensável Bolo Rainha, uma Torta de Laranja e os Pasteis de Grão (ou Azevias) de duas procedências diferentes.

Há alguns anos descobrimos as Patas de Caranguejo Real em alguns restaurantes, decidimos experimentar e gostámos. Não são tão secas como a lagosta e dão menos trabalho a descascar do que o camarão. Compram-se congeladas e já cozidas em alguns supermercados e basta deixar descongelar e fazer um corte longitudinal na casca para facilitar o trabalho. Depois é só comer com sumo de limão ou maionese. Este ano as que compramos estavam um pouco mais caras e não eram tão boas como nos anos anteriores... Parece que não fomos os únicos a descobrir este segredo e a procura adicional teve o seu impacto. Vamos lá ver se esta "tradição" resiste muito tempo... No ano passado fizemos pela primeira vez Bacalhau com Broa numa mistura de duas receitas que resultou muito bem. O sucesso foi tanto que este ano decidimos abolir o Bacalhau Cozido da mesa da consoada.

Os vinhos que acompanharam esta mesa foram: o Terras do Demo Bruto Malvasia Fina Branco 2009 que pelas suas características gastronómicas acompanhou muito bem o marisco e o leitão; o Domingos Soares Franco Coleção Privada Malbec 2009 que estava com uma acidez bem agradável sem ser tão adocicado como da última vez que que o tinha provado e que também acompanhou bem o marisco; um Tapada do Chaves Reserva 1997 que chegou a esta mesa após passar alguns anos numa garagem inóspita e que por isso já não estava em condições embora se notasse que se tivesse sido bem tratado poderia ter chegado a esta mesa em perfeitas condições; o Kompassus Private Colection Baga 2005 que confirmou todas as expectativas que tinha dele quando o comprei à uns anos embora talvez devesse ter esperado mais uns anos para o abrir pois pareceu-me ainda em clara ascensão; finalmente um Barbeito Madeira Colheita Boal Cask 81a 1995 cujo aroma a laranja ligou muito bem com as sobremesas.

No almoço do dia de Natal há um prato indispensável: uma Açorda Alentejana que purifica o corpo e a mente dos excessos do dia anterior. Obviamente a refeição continua com todos os restos que sobraram do dia anterior... Nos vinhos passa-se mais ou menos o mesmo, acabaram-se as garrafas que foram abertas no dia anterior e foram abertas mais duas garrafas de vinho tinto, estas trazidas por familiares. O meu padrinho "devolveu" uma Herdade do Meio Garrafeira 2004 que eu lhe tinha oferecido há uns anos atrás e que se mantém bastante interessante e o meu tio trouxe um CARMIM Reguengos Reserva 2008 que não tendo mesmo nível é também bastante agradável.

O Ano Novo tem sido passado em casa juntamente com amigos. A refeição tem começado também com as Patas de Caranguejo Real que este ano devido a serem mais pequenas complementámos com meia Lagosta que compramos congelada já cozida a um preço por quilo inferior ao das Patas de Caranguejo. Temos depois o prato principal que eu me dedico a "inventar" para a refeição e que têm variado todos os anos. Normalmente é um prato de forno para facilitar a sua preparação. Este ano foram Bochechas e Entrecosto de Porco no forno que acompanhamos com Legumes Salteados feitos segundo uma receita que eu tenho vindo a apurar durante o último ano. Havia também na mesa queijos frescos e secos, uma Salada de Alface, Salmão Fumado, um pouco de Leitão Assado, um Bolo Rei, uma Tarte de Maça do Frutalmeidas e um Tiramisú. Foram feitos Camarões Cozidos para comer ao fim da noite mas acabaram por só ser comidos no dia seguinte.

Na noite de Ano Novo os vinhos foram: dois espumantes Terras do Demo, o Rosé para a refeição e o Branco para abrir à meia-noite; um Quinta da Bacalhoa Branco 2009 fresco e mineral que juntamente com o espumante Rosé acompanhou os mariscos; um Casa de Casal de Loivos Tinto 2001 que com 10 anos mantinha-se bastante interessante embora tivesse um distinto aroma a vinho velho que por isso acabou por desagradar a alguns dos nossos convidados; um Portal Porto Cellar Reserve que não tendo sido aberto propositadamente para a ocasião acompanhou bem as sobremesas; finalmente uma Quinta do Rol Aguardente Velha XO que eu prefiro a qualquer whisky e que gosto de beber fresca ou com uma pedra de gelo. Depois da refeição pudemos ainda beber um expresso feito com café de Timor que tinha sido trazido da origem por um amigo uns dias antes. Foi moído na hora e deve ter sido o melhor expresso que bebi em todo o ano. Tentem lá fazer um expresso destes com uma Nespresso…

Pode haver muitos e bons eventos gastronómicos e vínicos ao longo do ano mas para mim não há nada como partilhar boa comida e bons vinhos com os nossos familiares e amigos como é possível fazer nestes dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin