Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Eventos de Dezembro de 2011

1 de Dezembro de 2011
Adegga Wine Market
Teatro Aberto – Lisboa
www.adegga.com
O Adegga Wine Market é um evento de prova de vinhos em ambiente informal na companhia de quem produz o vinho. Para além disso irá ser possível escolher e adquirir os vinhos em prova para oferecer pelo Natal.

8 a 11 de Dezembro de 2011
Feira da Vinha e do Vinho
Amareleja
www.feirasdeamareleja.pt
Promoção do Vinho, do artesanato e produtos regionais da Amareleja.

9 a 11 de Dezembro de 2011
Vitifrades – Festas Báquicas
Vila de Frades
www.vitifrades.net
A Vitifrades festeja o vinho da talha o os outros produtos tradicionais e regionais, como o Azeite, os Enchidos, o Pão e o Queijo.

Guia Michelin Bib Gourmand 2012

Voltando ao Guia Michelin para Espanha e Portugal 2012, este atribui ainda a classificação Bib Gourmand a restaurantes que servem refeições de qualidade por um preço igual ou inferior a 35€.


Este ano foram classificados como Bib Gourmand 43 restaurantes portugueses (menos 4 que em 2011). As 5 novidades desta lista são o ApertAzeite em Campo Maior, o BL Lounge em Évora, o Aquário em Lagos, o Moiras Encantadas em Paderne e o Trinca Espinhas em Sines. Saíram desta lista 9 restaurantes: O Marinheiro em Albufeira, A Chaminé em Altura, o Grill Costa do Vez em Arcos de Valdevez, o Porta Um em Arruda dos Vinhos, o Azenha Velha na Figueira da Foz, o Dom Henrique em Lagos, o Saraiva's em Lisboa, o 4 Águas em Tavira e o Nelita em Vagos.

Press Release Completo do Michelin Guide Spain & Portugal 2012

Restaurantes Portugueses Bib Gourmand

A Casa da Emília – Alpiarça
A Casa do Avô – Albufeira
A Talha – Chaves
Adega da Quinta - Estreito de Câmara de Lobos
Adega do Fidalgo - Águeda
ApertAzeite - Campo Maior
Aquário - Lagos
Barrete Saloio – Bucelas
BL Lounge - Évora
Camelo - Viana do Castelo
Camelo Apulia – Fão
Cantinho de S. Pedro – Sintra
Carvalho – Chaves
Casa Matos – Salreu
Casinha Velha - Leiria
Centurium – Braga
D'Avis – Lisboa
Diplomata - Oliveira de Azeméis
Dom Joaquim – Évora
Machado - Maia
Manuel Azinheirinha - Santiago do Escoural
Maria da Fonte - Póvoa de Lanhoso
Mário Luso – Carvalhos
Marquês de Marialva – Cantanhede
Moiras Encantadas - Paderne
Muralha da Sé – Viseu
O Alambique - Poço Barreto
O Arrastão – Alcochete
O Barrigas – Golegã
O Casarão – Leiria
O Júlio – Gouveia
O Pão Saloio – Toledo
O Parreirinha – Queluz
Os Antónios – Nelas
Pedra Furada - Pedra Furada
Praça Velha - Castelo Branco
Quinta da Bica – Belmonte
S. Gião - Moreira de Cónegos
Santo Amaro – Sertã
Solar dos Nunes – Lisboa
Tanoeiro - Vila Nova de Famalicão
Trinca Espinhas - Sines
Zé Pataco - Canas de Senhorim

Jamie Oliver - www.wook.pt

Estrelas Michelin 2012

Foram anunciadas ontem as Estrelas Michelin 2012 para Espanha e Portugal. Sempre alvo de muita polémica não deixa de ser uma das mais importantes distinções que um restaurante pode ter. Uma estrela garante por si só um fluxo constante de clientes a um restaurante. Tal como definido pelo guia, um restaurante com uma estrela tem uma muita boa qualidade dentro da sua categoria, com duas estrelas tem uma qualidade excelente merecendo um desvio e com três estrelas têm uma qualidade excepcional merecendo uma viagem propositada para visita-lo.

Portugal têm sido um pouco injustiçado pelo guia Michelin, não tendo sido reconhecida a qualidade gastronómica dos nossos restaurantes. Se por um lado têm havido uma tendência do guia para privilegiar a cozinha com bases francesas, por outro os restaurantes em Portugal privilegiaram durante muito tempo uma cozinha mais tradicional com uma aposta na comida de conforto e com menos inovação do que seria desejável. Mas o panorama tem vindo a mudar na última década, quer devido a chefes estrangeiros que vieram trabalhar para Portugal, quer devido aos chefes portugueses que têm saído das escolas de hotelaria portuguesas. Portugal têm óptimos ingredientes para trabalhar e um imenso património gastronómico para explorar e reinterpretar que só agora começa a ser reconhecido internacionalmente.

Esta edição trás mais estrelas para Portugal embora ainda pareça pouco generosa e deixe de fora alguns restaurantes que parecem ser merecedores de pelo menos uma estrela Michelin. Assim, o Ocean (Vila Vita Parc) recebeu a sua segunda estrela juntando-se assim ao Vila Joya com duas estrelas. Os restaurantes Feitoria em Lisboa e o The Yeatman em Gaia receberam a sua primeira estrela. Curiosamente ambos os chefs destes restaurantes já tinham tido uma estrela no Largo do Paço (Casa da Calçada) em Amarante. O Amadeus em Almancil, que parece ter fechado definitivamente, perdeu a sua estrela.

Apesar da saída do chef José Avillez, o Tavares mantêm a sua estrela sob o comando de Aimé Barroyer. O chef José Avillez perdeu assim a estrela Michelin que detinha mas se no seu novo projecto, no Restaurante Belcanto, conseguir atingir o mesmo nível de qualidade que atingiu no Tavares não deverá ser difícil recuperar a sua estrela.

Press Release Completo do Michelin Guide Spain & Portugal 2012

Restaurantes Portugueses com Estrelas Michelin

**
Vila Joya - Albufeira - Dieter Koschina
The Ocean (Vila Vita Parc) - Armação de Pêra - Hans Neuner

*
Arcadas da Capela (Quinta da Lágrimas) - Coimbra - Albano Lourenço
Feitoria (Altis Belém) - Lisboa - José Cordeiro
Fortaleza do Guincho - Cascais - Antoine Westermann / Vincent Farges
Henrique Leis - Almancil - Henrique Leis
Il Gallo d'Oro - Funchal - Benoit Sinthon
Largo do Paço (Casa da Calçada) - Amarante - Vitor Matos
São Gabriel - Almancil - Torsten Schulz
Tavares - Lisboa - Aimé Barroyer
The Yeatman - Gaia - Ricardo Costa
Willie's - Quarteira - Willie Wurger

Garrafeiras

Logo após ter criado a minha lista de vinhos para organizar as minhas compras, a primeira necessidade que tive foi descobrir onde podia comprar os vinhos que identificava como sendo aqueles com melhores relações qualidade-preço.

Com a excepção de alguns vinhos de maior produção, a maioria dos vinhos disponíveis na minha lista não se encontram à venda na grande distribuição estando somente disponíveis em garrafeiras. Assim comecei a organizar uma lista de garrafeiras com lojas online ou pelo menos com a lista de preços disponível online de maneira a poder organizar antecipadamente as minhas compras e saber onde poderia encontrar os vinhos que queria comprar.

Actualmente algumas das grandes superfícies e algumas das mais reputadas garrafeiras disponibilizam lojas online que permitem pesquisar os vinhos que pretendemos adquirir, consultar o preço sem ter de nos deslocarmos às lojas e mesmo fazer a encomenda se assim desejarmos. Eu normalmente uso estas lojas online para saber onde e por que preço consigo encontrar os vinhos que quero adquirir e depois normalmente desloco-me à loja para realizar a compra.

Esta lista começou por se focar nas garrafeiras da Grande Lisboa mas rapidamente passou a incluir também de outras regiões do país. Mais recentemente começaram a aparecer garrafeiras que funcionam exclusivamente online. Também recentemente comecei a incluir os sites ou lojas online dos produtores que assim procuram dispor de um canal adicional de distribuição. Estes sites têm a vantagem de permitir um contacto directo com o consumidor e margens interessantes, embora, tanto quanto sei, o volume escoado por este canal seja relativamente reduzido.

Apesar de usar as lojas online para preparar as minhas compras não dispenso uma visita às garrafeiras. Nada substitui o divagar com os olhos pelas prateleiras de uma boa garrafeira. É nestas visitas que se descobrem por vezes vinhos menos habituais que podem proporcionar boas experiências vínicas. Pode ser um novo lançamento, uma casta menos habitual, uma garrafa mais antiga que ficou perdida no armazém, garrafas recuperadas de uma garrafeira particular ou um vinho menos conhecido de um produtor conhecido.

Dependendo da sua experiência, conversar com as pessoas que estão a fazer o atendimento acerca dos vinhos que estão nas prateleiras pode dar-nos muita informação interessante. A visita às garrafeiras poderá também proporcionar a oportunidade de provar os vinhos à venda nas provas que algumas garrafeiras organizam frequentemente muitas vezes com a presença dos produtores ou enólogos.

Sem desprimor por outras boas garrafeiras que existem em Lisboa e no resto do país, a minha garrafeira preferida em Lisboa é a Garrafeira Nacional e raramente passo pela baixa sem passar por lá para mirar as prateleiras e prestar vassalagem às garrafas de Moscatel Torna-Viagem que estão no espaço-museu onde estão expostos alguns tesouros vínicos que a Garrafeira Nacional têm para venda.

Novidades Novembro 2011

As novidades de Novembro de 2011 são as seguintes:

Sites & Blogs

Wine Blogger Info
wineblogger.info
Site que tenta ser um repositório de todos os blogues sobre vinho no mundo.
Newsletter e Twitter

Portuguese Wine Experience
www.pwexperience.com
Blog de uma marca que diz ter como missão a promoção do vinhos portugueses no estrangeiro.
Facebook, Twitter e RSS Feed

Wine & Lifestyle Report
www.wlifestyle.net
Blog em Inglês escrito por um português sobre vinho, comida e viagens.
Facebook, Twitter e RSS Feed

André Ribeirinho's Blog
andrerib.com
Blog em Inglês escrito por um dos criadores do AVIN e da adegga sobre vinho, comida, empreendedorismo e redes sociais.
Facebook, Twitter e RSS Feed

Quinta das Parcelas - Douro
quintadasparcelas.blogs.sapo.pt
Blog da Quinta das Parcelas no Douro.
RSS Feed

3 nos Copos
3noscopos.blogspot.com
Registos pessoais de provas vínicas, efectuados por 3 apaixonados pelo vinho.
RSS Feed

Comer, Beber e Lazer
comerbeberlazer.blogspot.com
Blog sobre vinho, gastronomia e lazer.
Facebook, Twitter e RSS Feed

Wine, Woman & Travel
winewomantravel.wordpress.com
Blog em Inglês sobre o vinho e viagens.
Facebook e RSS Feed

Garrafeiras

Casa Januário
www.casajanuario.pt
Rua do Bonjardim 352, Porto
Em Português e Inglês faz entregas para praticamente todo o mundo.
Na loja online apenas lista vinhos generosos e espumantes.

Grandes Vinhos
www.grandesvinhos.com
Em Português apenas e parece fazer entregas apenas em Portugal.
Clube de vinhos que vende vinhos do produtor João Portugal Ramos à caixa.

On Wine
www.onwine.pt
Em Português e Inglês entregas em Portugal e para o resto do mundo sob consulta.
Boa lista de vinhos online pesquisável.

O São Martinho e o Beaujolais Nouveau

A tradição de provar o vinho novo existe desde tempos imemoriais e em Portugal materializa-se no São Martinho que se comemora a 11 de Novembro. Diz a tradição que no "dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho". Associada ao São Martinho está a tradição da produção de água-pé pela adição de água ao bagaço ou pé, resultante da produção do vinho, para consumo no dia de São Martinho. No entanto, actualmente a comercialização de água-pé está proibida por falta de enquadramento legal.

Apesar de a tradição do São Martinho se manter forte, mesmo nos centro urbanos, acaba por se focar mais no magusto e nas castanhas e menos na prova do vinho novo. Ainda assim algumas adegas realizam eventos especiais para este dia ou para o fim de semana imediatamente a seguir com visitas às adegas e prova do vinho novo.

Em França, o vinho novo prova-se na 3ª quinta-feira de Novembro e existem mesmo denominações vínicas especificas para o vinho novo como é o caso do Beaujolais Nouveau. O Beaujolais Nouveau é um vinho produzido na Borgonha com uvas da casta Gamay e que é feito para poder ser consumido 6 a 8 semanas após a vindima aguentando no máximo até um ano após a colheita. Fermentado pelo processo de maceração carbônica e sujeito a pasteurização para impedir a fermentação maloláctica, a sua frescura e os aromas frutados são preservados mas deixando o vinho sem taninos e sem capacidade de envelhecimento.

O Beaujolais Nouveau é um vinho leve, fresco, frutado, descomplicado e agradável de beber. Fica algures entre o refresco e o vinho de piscina. Desta maneira a França vende 49 milhões de litros de vinho barato (metade dos quais fora de França) com margens de lucro significativas. Ligeiramente fresco fará boa companhia a carnes brancas, peixes e mesmo mariscos e pela sua frescura e informalidade pode apelar a um público normalmente afastado do vinho.

O sucesso do Beaujolais Nouveau transformou o fim semana seguinte ao seu lançamento numa festa nacional em França e fez com que aparecessem outros vinhos novos (Vins de Primeur) em outras regiões vinícolas francesas. Outros países com tradições vinícolas também dispõem de vinhos novos como estes, é o caso da Itália ("Vino Novello"), Espanha ("Vino Nuevo") e dos Estados Unidos ("Nouveau Wine").

Em Portugal, poderíamos copiar a tradição do vinho de São Martinho que é popular na Republica Checa. Seria uma forma de substituir a tradicional água-pé, cuja venda não é permitida, aproveitando a associação do vinho ao dia São de Martinho que se têm vindo a perder um pouco.

Eventos de Novembro de 2011

3 a 13 de Novembro de 2011
Cascais Restaurant Week
Cascais
www.sabordoano.com
Menus especiais para a Restaurant Week por 20€ em alguns dos melhores restaurantes de Cascais.

5 a 13 de Novembro de 2011 
Festa da Vinha e do Vinho
Borba
www.cm-borba.pt
A Festa da Vinha e do Vinho integra uma série de Feiras Temáticas - Vinhos e Enoturismo, Gastronomia, Produtos Regionais, Artesanato, Equipamentos e Serviços Vitivinícolas, Institucional e Empresarial

11 a 13 de Novembro de 2011
Wine & Fish in Azores
Portas do Mar – Ponta Delgada
www.angular-xxl.pt
O vinho e o mar são o tema deste evento. Nos Açores o mar é o berço da terra. De todas as vinhas vemos o mar. O mar é o elo de ligação entre as diversas ilhas e destas com o mundo.

13 de Novembro de 2011
Dia Europeu do Enoturismo
ampv-vinopolis.blogspot.com
A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e a Rede Europeia das Cidades do Vinho promovem todos os anos o Dia Europeu do Enoturismo no 2º Domingo de Novembro. Vários municípios e produtores organizam actividades durante este fim de semana.

26 e 27 de Novembro de 2011
Porto & Douro Wine Show - Lisboa Gourmet
Convento do Beato – Lisboa
www.portoedourowineshow.com
Neste evento os produtores do Douro que trazem a Lisboa as suas novidades. Este evento combina com os vinhos do Douro com a "Lisboa Gourmet". Além das provas de vinhos do Porto e do Douro e de produtos gourmet será possível desfrutar de música ao vivo, wine masterclasses, show cooking, wine talks, degustações livres, entre outras actividades

Follow my blog with Bloglovin