Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Provas

Actualmente muitos locais de venda de vinho realizam periodicamente provas de vinhos. Tipicamente a maioria destas provas de vinhos são organizadas por garrafeiras, em menor grau por restaurantes (que normalmente preferem os jantares vínicos), pelos distribuidores, pelos próprios produtores e por entidades institucionais como a ViniPortugal e as Comissões Vitivinicolas. Ocasionalmente este tipo de provas são organizadas também por ordens profissionais, associações ou clubes.

O objectivo é normalmente dar a conhecer os produtos de um determinado produtor, distribuidor ou região e habitualmente estas provas são gratuitas embora existam casos de provas pagas. Actualmente algumas garrafeiras realizam provas semanais normalmente num dia fixo da semana em que um determinado produtor é convidado a apresentar os seus produtos. São normalmente boas oportunidade de conhecer os vinhos de determinado produtor e se o produtor ou enólogo estiver presente poderá ser uma boa oportunidade para ficar a conhecer alguns pormenores sobre o vinhos que que de outra maneira nunca viríamos a saber.

Um pormenor interessante destas provas é que normalmente é possível comprar os vinhos que foram provados imediatamente. Assim, estas provas proporcionarão uma compra mais informada existindo a possibilidade de provar antes de comprar.

Em Lisboa, as garrafeiras mais activas na realização de provas são a Wine O'Clock, a Garrafeira Nacional, o Delidelux e Os Goliardos. Nas três primeiras as provas são gratuitas, n'Os Goliardos são provas temáticas pagas orientadas por um profissional da área. Ainda em Lisboa a ViniPortugal têm provas diárias de vinhos de várias regiões. Um local onde se realizam frequentemente provas de um modo bastante informal é nas lojas Gourmet e Supermercados do El Corte Ingles. Na maioria dos casos é possível receber newsletters com a programação das provas.

Estas provas são uma boa maneira de conhecer melhor as novidades dos produtores e de conhecer os próprios produtores e enólogos. Por vezes, se a adesão for elevada e dependendo do espaço poderão tornar-se um pouco confusas e não permitir às pessoas que estão a orientar a prova o acompanhamento adequado de cada provador. Mas sendo normalmente gratuitas não há muito mais a exigir de quem as organiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin