Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

O São Martinho e o Beaujolais Nouveau

A tradição de provar o vinho novo existe desde tempos imemoriais e em Portugal materializa-se no São Martinho que se comemora a 11 de Novembro. Diz a tradição que no "dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho". Associada ao São Martinho está a tradição da produção de água-pé pela adição de água ao bagaço ou pé, resultante da produção do vinho, para consumo no dia de São Martinho. No entanto, actualmente a comercialização de água-pé está proibida por falta de enquadramento legal.

Apesar de a tradição do São Martinho se manter forte, mesmo nos centro urbanos, acaba por se focar mais no magusto e nas castanhas e menos na prova do vinho novo. Ainda assim algumas adegas realizam eventos especiais para este dia ou para o fim de semana imediatamente a seguir com visitas às adegas e prova do vinho novo.

Em França, o vinho novo prova-se na 3ª quinta-feira de Novembro e existem mesmo denominações vínicas especificas para o vinho novo como é o caso do Beaujolais Nouveau. O Beaujolais Nouveau é um vinho produzido na Borgonha com uvas da casta Gamay e que é feito para poder ser consumido 6 a 8 semanas após a vindima aguentando no máximo até um ano após a colheita. Fermentado pelo processo de maceração carbônica e sujeito a pasteurização para impedir a fermentação maloláctica, a sua frescura e os aromas frutados são preservados mas deixando o vinho sem taninos e sem capacidade de envelhecimento.

O Beaujolais Nouveau é um vinho leve, fresco, frutado, descomplicado e agradável de beber. Fica algures entre o refresco e o vinho de piscina. Desta maneira a França vende 49 milhões de litros de vinho barato (metade dos quais fora de França) com margens de lucro significativas. Ligeiramente fresco fará boa companhia a carnes brancas, peixes e mesmo mariscos e pela sua frescura e informalidade pode apelar a um público normalmente afastado do vinho.

O sucesso do Beaujolais Nouveau transformou o fim semana seguinte ao seu lançamento numa festa nacional em França e fez com que aparecessem outros vinhos novos (Vins de Primeur) em outras regiões vinícolas francesas. Outros países com tradições vinícolas também dispõem de vinhos novos como estes, é o caso da Itália ("Vino Novello"), Espanha ("Vino Nuevo") e dos Estados Unidos ("Nouveau Wine").

Em Portugal, poderíamos copiar a tradição do vinho de São Martinho que é popular na Republica Checa. Seria uma forma de substituir a tradicional água-pé, cuja venda não é permitida, aproveitando a associação do vinho ao dia São de Martinho que se têm vindo a perder um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin